O Centro Cultural do Cariri realiza, neste sábado (18 de março de 2023) e domingo (19), das 8h às 20h, uma programação de ações culturais e de formação, gratuita e aberta ao público. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

No mês de março, o espaço realiza uma programação especial protagonizada por mulheres, em alusão ao Dia da Mulher, o dia 8 de março. Feiras, oficinas, shows musicais, atividades esportivas e rodas de conversa compõem a agenda cultural.

No sábado (18), a partir das 8h30, o bosque do centro cultural recebe a ação “Tem meninas na capoeira!”, com uma roda de conversa e aula experimental para iniciantes, com Natália Bambam. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes. Já no Parque, os pássaros da região são a inspiração para a oficina infantil de assobio “Canta, canta passarinho”, com Aécio Diniz, das 9h às 12h e das 15h às 18h.

À tarde, das 16h às 18h, o Xilambulando recebe a gravurista internacional Yili Rojas, da Argentina, no Átrio, com intérprete de libras. No Terreiro das Artes, o Circo Muamba apresentará o espetáculo Bafafá, às 16h30, com classificação Livre. No final da tarde, das 17h às 18h30, a fotografia de Nívia Uchôa estará no programa Percurso da Imagem, no Átrio, com classificação livre e com a presença de intérpretes de libras. A feirinha abre às 16h e segue até às 20h, com produtos da economia criativa do Cariri.

Já no domingo (19), a roda das mulheres da capoeira começa cedo, às 8h30, com uma conversa e uma aula experimental cheia de ginga e raça, no Bosque, para adolescentes e adultos. Das 9h às 11h30, no Parque, Patativa do Assaré é homenageado no projeto Bora Brincar, com Josefa Mônica, que brincará com as palavras e desenhos, com classificação indicativa livre. O Clube da Leitura para iniciantes, com Flaviane Vilar, apresenta o conto “Gilete”, de Jarid Arraes, das 10h às 12h, no Bosque, com tradução em libras.

Pela tarde, a partir das 17h30, o Bosque recebe a roda de contadores de histórias, celebrando o dia desta profissão, instituído em 20 de março, Em volta da fogueira, as histórias de Trancoso serão a atração da ação “Pelas veredas do bosque, cintilam palavras”, com classificação livre e com a presença de intérprete de libras. A feirinha da criatividade abre às 16h e segue até as 20h encerrando a programação do domingo.

Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.

Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café e Planetário.

Programação
SÁBADO 18/03

Canta, canta passarinho, com Aécio Diniz
Oficina de assovio de canto de pássaros
9h às 12h / 15h às 18h
Parque
Público infantil

Tem meninas na capoeira!
Roda de conversa e aula experimental para iniciantes, com Natália Bambam
8:30h
Bosque
Crianças e Adolescentes

Xilambulando convida, Yili Rojas
16h às 18h
Átrio
Jovens / Adultos
*atividade com intérprete de libras

Espetáculo Bafafá, com Circo Muamba
16h30
Terreiro das artes
Livre

Feira de Empreendedores
16h às 20h
Parque
Livre

Percurso de Imagem, com Nívia Uchôa
17h às 18h30
Átrio
Livre
*atividade com intérprete de libras

DOMINGO 19/03

Mulher na capoeira – Ginga e raça
Roda de conversa e aula experimental para iniciantes, com Natália Bambam
8:30h
Bosque
Adolescentes / Adultos

Bora Brincar de palavras, desenhos e patativas com Josefa Mônica
9h às 11h30
Parque
Livre

Clube de Leitura para Iniciantes, com Flaviane Vilar
Conto – “Gilete” de Jarid Arraes
10h30 às 12h
Bosque
Jovens / Adultos
*atividade com intérprete de libras

Pelas veredas do bosque, cintilam palavras
Roda de contadores de história
17h30 às 20h
Bosque
Livre
*atividade com intérprete de libras

Feira de Empreendedoras
16h às 20h
Parque
Livre

Post a Comment