As chuvas intensas registradas na Região do Cariri nos últimos dias provocaram o aumento do nível do Rio Salgado, em Lavras da Mangabeira, que acabou não comportando o volume hídrico e transbordou, nesta terça-feira (28 de março de 2023). A água invadiu ruas, praças, imóveis e estradas, provocando o isolamento de algumas regiões.

O coordenador da Defesa Civil do Município, Raimundo Custódio Neto, explicou que a elevação do nível d’água também foi registrada em outros afluentes e reservatórios da área, o que causou o isolamento. Sítio Boqueirão, Patos I, Pato II, Lagoa Seca, Pacheco, Amaniutuba e a região do Riacho do Rosário são algumas das comunidades que tiveram as vias de acesso invadidas pela cheia.

Estamos tentando se organizar [com a prefeitura e a Defesa Civil do Estado] para abrir estradas por outras localidades. Botando as máquinas para construir novos caminhos para os moradores poderem sair do estado de isolamento”, explicou.

Na Zona Urbana, as regiões mais baixas estão sendo as mais afetadas. A água do rio invadiu as residências e comércios e, conforme Raimundo Custódio Neto, o nível do Rio Salgado continua a subir.

“Estou com o prefeito e toda a equipe de secretários. Estamos fazendo um levantamento [sobre os danos], fazendo as visitas [aos locais afetados] e nos disponibilizando a atender as necessidades do povo”, detalhou.

Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indicam que, entre domingo (26) e segunda-feira (27), a localidade registrou precipitações de 71 milímetros (mm).

Segundo o gestor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) Edileudo Lopes, o sangramento do açude Rosário, reservatório localizado no distrito de Quitaiús, pode ter provocado o transvazamento do curso d’água.

Foto: Edileudo Lopes

Na semana passada, a intensa atividade pluviométrica na região já tinha elevado o nível do rio ao “limite”, deixado as autoridades em alerta, conforme relatou o coordenador da Defesa Civil de Lavras da Mangabeira na época.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment