Pelo menos duas casas desabaram durante um deslizamento na encosta de um morro na cidade de Aratuba, no Ceará, nesta quinta-feira (16 de março de 2023). De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a prefeitura do município, das sete vítimas atingidas, três morreram, sendo uma mulher e duas crianças. As outras quatro pessoas feridas ainda não foram formalmente identificadas.

Segundo o Capitão Natan Nobre, do Corpo de Bombeiros de Guaramiranga, guarnição chamada para auxiliar nos resgates, dois dos mortos são mãe e filho, de 21 anos e de dois anos, respectivamente. O outro óbito foi de uma criança de oito anos de idade. Ainda segundo os bombeiros, as vítimas foram resgatadas por populares, antes mesmo que as guarnições chegassem ao local.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, uma barreira desabou e atingiu duas residências localizadas na localidade de Mussum, próximo ao Bairro Centro, atingindo uma mulher de 21 anos e duas crianças, com idades de 2 e 8 anos, foram a óbito no local. Outras duas pessoas foram socorridas para uma unidade de saúde. Já outras duas vítimas foram atendidas no local apenas com escoriações leves.

A Pasta afirmou ainda que equipes da Prefeitura Municipal de Aratuba encontram-se no local, sensibilizando os moradores para a evacuação de casas que correm risco de desabamento.

Conforme um morador da região, que preferiu não se identificar, a cidade está sendo atingida por fortes chuvas desde a última terça-feira (14), contudo, nesta quinta, um imóvel que estava na parte superior da encosta desabou e atingiu outro que estava mais abaixo. Há relatos de que um dos feridos é uma recém-nascida.

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Joerly Vitor, informou que após saber do ocorrido cancelou compromissos que tinha em Fortaleza e entrou em contato com o governador Elmano de Freitas e com as equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e Polícia Militar para dar o apoio necessário às famílias.

O governador Elmano de Freitas lamentou as mortes das mulher e das duas crianças e disse que as forças de segurança do governo do estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos. Além disso, o chefe do executivo confirmou que enviou equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas.

Alagamentos
Em imagens divulgadas nas redes sociais, moradores registraram as ruas completamente alagadas com a água subindo as calçadas e invadindo as residências.

Em outro registro, é possível ver moradores no local do deslizamento usando macas improvisadas para retirar os feridos enquanto outras tentavam procurar pessoas sob os escombros.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local e realizam os trabalhos de busca, salvamento e resgate das vítimas.

Fonte: g1 CE

Post a Comment