20/04/2023

As fábricas de calçados que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) da Região do Cariri começaram a receber consultorias voltadas para o fomento das exportações, por meio do programa estadual Impulsiona Ceará. A partir dos aprendizados obtidos por meio da consultoria, os produtores de calçados de borracha e material sintético da região pretendem realizar uma missão internacional na América Latina.

A consultoria tem o objetivo de aprimorar e ampliar as exportações dos produtores do APL do Cariri, que já vendem seus produtos para países como França, Espanha, Tailândia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. Em 2022, tais as empresas movimentaram cerca de US$ 1,1 milhão de dólar, o que representa 19,1% de todas as exportações da Região. A tendência é de crescimento para 2023, considerando o acréscimo de 83% registrado em 2022.

A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Darcyla Lima, destaca a importância do APL para a economia do Estado, ressaltando que o Ceará está entre os maiores exportadores de calçados do Brasil. “É importante pontuar o quanto esse setor pode ser fortalecido com o incentivo a ampliação do seu alcance no mercado exterior e permitindo, com isso, o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos negócios da região”, explica Darcyla.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Confecções da Região do Cariri (Sindindustria), Abelito Sampaio, conta que os empresários estão empolgados com a consultoria e com a proposta de um trabalho específico voltado para as exportações. “Algumas das empresas daqui exportam, mas não têm esse hábito como uma prioridade. Nosso objetivo é que a exportação de produtos e a importação de algum insumo seja mais constante”, pontuou.

Mapeamento
A produção de calçados foi identificada como um dos 35 APLs em funcionamento no Ceará. Diante disto, o programa Impulsiona Ceará tem como foco fortalecer a cadeia produtiva que vai do grande ao pequeno produtor, que trabalha em uma região demográfica delimitada, com governança e identidade entre os serviços.

Luana Bandeira, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), afirma que o incentivo às exportações é uma das ferramentas que o Governo do Ceará quer aprimorar. “O Governo do Ceará tem um foco muito consistente na interiorização do desenvolvimento do Estado. Os números mostram uma disparidade das oportunidades da Região Metropolitana para o Interior e essa iniciativa se reveste com esse objetivo de levar voz para o interior do estado”, explica.

O economista e pesquisador do Centec, Marcos Renan Magalhães, disse que cerca de 20 empresas que fazem parte do APL receberão a consultoria, composta por seminários e visitas individuais às fábricas. “O Cariri tem muitas potencialidades e demonstrou ser um produtor importante no mercado dos calçados. É um APL que tem muitas chances de despontar no comércio exterior com essa missão internacional prevista para acontecer na América Latina”, considerou.

O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Adece, executada Sedet e operacionalizada pelo Centec. Na região do Cariri, o programa também conta com o apoio do Sebrae e das prefeituras locais.

Post a Comment