Foto: Vandson Oliveira

O Centro Cultural do Cariri realiza, de 28 a 30 de abril, uma programação especial do Abril Indígena. Entre as atividades destacam-se debates e reflexões acerca das lutas, das resistência e de políticas de fortalecimento dos povos originários Kariri, como o direito à memória, à educação e ao território. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A programação ocorre em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril. Além do Centro Cultural do Cariri, a Aldeia Poço Dantas – Umari também recebe a programação alusiva à data. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A gerente de Formação e Conhecimento do Centro Cultural do Cariri, Goreth Albuquerque, ressalta a importância da representatividade dos povos originários nos espaços culturais cearenses. “No Ceará, são 15 povos originários que ocupam 20 municípios em diversas regiões. Do litoral ao sertão, a população do Ceará é diversa em sua identidade, memória e origem”, complementa. Goreth ressalta ainda que o Centro Cultural se coloca ao lado dos povos indígenas e em consonância com as políticas afirmativas da Secretaria da Cultura do Ceará, no fortalecimento das pautas indígenas para além do mês de abril.

Programação

Na sexta-feira (28), o Centro Cultural do Cariri realiza a mesa de debate “Museus Indígenas: questões contemporâneas”, das 18h30 às 20h. Participam do encontro, Alexandre Gomes (assessor do Museu dos Kanindé e da Rede Indígena de Memória e Museologia Social. Recife/PE), Suzenalson Kanindé (Rede Indígena de Museus/ Fortaleza/CE) e Bárbara Kariri (Museu Vivo das Marrecas – Quitaíus/ Lavras da Mangabeira – Cariri). A mediação da mesa será feita por Rosana Marques (Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas no Ceará/ Secretaria da Cultura).

No sábado (29), o público poderá participar de uma vivência na Aldeia Poço Dantas-Umari, no Crato. A comunidade indígena abre o seu território, das 8h às 15h, para ação. No Parque do Centro Cultural do Cariri, das 9h às 12h, o Mestre Chico Ceará irá brincar de Mangaba, junto com Angra Sylvia e Jefferson Lima. Pela tarde, o centro cultural estará repleto de atividades gratuitas. Das 14h30 às 18h, o programa “Xilambulando Convida”, conta com a presença do xilógrafo José Lourenço e mediação de Carlos Henrique. Às 16h, a quinta vivência “Criando uma história em quadrinhos”, tem como tema “Bora criar uma história!”, com Filipe Alves e Andrea Sobreira, na Biblioteca do equipamento cultural. Próximo ao entardecer, às 16h30, ocorrerá o show musical “O Sertão Vai Virar Mar”, com Tâmara Lacerda e Junú cantando Dorival Caymmi, no Bosque. A Mostra Corpos em Fluxo terá a abertura às 17h30, com cortejo cultural, sessão de filmes, além de DJs discotecando até o final da programação. E enquanto isto, um telescópio estará em frente ao Planetário, às 18h, para o público apreciar os astros e estrelas.

No domingo (30/04), os espaços verdes do Centro Cultural esperam as famílias para os famosos piqueniques que já fazem sucesso na programação. A partir das 10h, terá uma roda de break com Street Dance Crew, no Átrio, e, no mesmo horário, uma ação de leitura com autores indígenas, com o livro “A criação do Mundo e outras lendas da Amazônia”, de Vera do Val, com mediação de Conceição de Maria, no Bosque. Encerrando a programação da manhã, às 10h30, o clube de leitura para iniciantes terá uma ação com o conto “Vou-me embora” do livro “Vasto Mundo”, de Maria Valéria Rezende. A mediação será de Natallia Eduarda, na Biblioteca/Varanda do centro cultural. Todas as ações no período da manhã têm indicação livre.

O Plano Setorial de Cultura Indígena será apresentado, no domingo (30), às 14h30, por Rosana Marques (Secult/Ce), no Centro Cultural do Cariri. Das 14h30 às 17h, o espaço receberá a mesa “Práticas educativas: a experiência na Aldeia Poço Dantas-Umari”. Participam do debate, Vanda Lúcia Roseno Batista (Vanda Cariri), Ana Debora Cariri (Professora indígena), João do Crato (Educador Popular e artista), Vicente Paulo (Paulo Fuísca/Educador Popular ) e Joedson Nascimento Cariri (Professor Educação Básica). A vivência “Criando uma história em quadrinhos”, com Filipe Alves e Andrea Sobreira ocorrerá, das 16h às 18h, na Biblioteca/Varanda. E para encerrar o fim de semana, a Mostra Corpos em Fluxo terá vasta programação, a partir das 18h.

Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.

Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café e planetário.

O Centro Cultural do Cariri abre ao público, atualmente, das 8h às 20h. A área externa conta com pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde, ideal para piqueniques e confraternizações. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Serviço
Data: 28 a 30 de abril
Hora: das 8h às 20h
Local: Centro Cultural do Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01 – Parque Recreio, Crato – CE) e a Aldeia Poço Dantas

· 28/04 (sexta-feira)
Mesa “Museus indígenas: Questões Contemporâneas”, com Alexandre Gomes (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/NEPE-UFPE e assessor do Museu dos Kanindé e da Rede Indígena de Memória e Museologia Social), Suzenalson Kanindé (Rede Indígena de Museus/ Fortaleza/CE) e Bárbara Kariri (Museu-Vivo das Marrecas – Quitaíus/Lavras da Mangabeira-Cariri). Mediação de Rosana Marques (Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas no Ceará/Secretaria da Cultura).
Horário: das 18h às 20h
Local: Átrio do Centro Cultural do Cariri
Livre

· 29/04 (sábado)
Vivência em Poço Dantas-Umari
Horário: das 8h às 15h
Local: Aldeia Poço Dantas-Umari
Livre

Brincadeira de Mestre
Mangaba do Mestre Chico, com Mestre Chico Ceará, Angra Sylvia e Jefferson Lima
Horário: das 9h às 12h
Local: Parque do Centro Cultural do Cariri
Livre

Xilambulando Convida José Lourenço, com Carlos Henrique e José Lourenço
Horário: das 14h30 às 18h
Local: Parque do Centro Cultural do Cariri
Livre

Criando uma história em quadrinhos
Vivência 05 – Bora criar uma história!, com Filipe Alves e Andrea Sobreira
Horário: das 16h às 18h
Local: Biblioteca/Varanda do Centro Cultural do Cariri
Livre

O Sertão Vai Virar Mar
Show musical – Tâmara Lacerda e Junú cantam Dorival Caymmi
Horário: 16h30
Local: Bosque do Centro Cultural do Cariri
Livre

Mostra Corpos em Fluxo
Horário: 17h30
Local: Átrio do Centro Cultural do Cariri
Programação detalhada:
17h30 Abertura com cortejo do Maracatu Luz do Luar, Crato-CE – Percurso do Planetário ao Átrio
18h Sessão Nacional de Videodança com mediação Pessoa Junior e Ricardo Alves
19h O Resplandecente imaginário com Coletivo Região, Crato-CE
19h DJ Gvará, Crato-CE
19h50 Giro em Chamas com Andecieli Martins, Crato-CE
Livre

Olhando a Lua
Parceria com o Núcleo de Astronomia do IFCE Juazeiro do Norte
Horário: 18h às 20h
Local: Telescópios instalados em frente ao Planetário do Centro Cultural do Cariri
Livre

· 30/04 (domingo)

Roda de Break – Ensaio aberto com Street Dance Crew
Horário: 10h às 12h
Local: Átrio do Centro Cultural do Cariri
Livre

Conhecendo autores indígenas
Livro “A criação do Mundo e outras lendas da Amazônia”, de Vera do Val, com Conceição de Maria.
Horário: 10h às 12h
Local: Bosque do Centro Cultural do Cariri
Livre

Clube de leitura para iniciantes
Livro: “Vasto Mundo”, de Maria Valéria Rezende – Conto “Vou-me embora”, com Natallia Eduarda
Horário: 10h30 às 12h
Local: Biblioteca/Varanda do Centro Cultural do Cariri
Livre

Plano Setorial de Cultura Indígena – Rosana Marques (Secult/Ce)
Hora: 14h30
Local: Átrio do Centro Cultural do Cariri

Mesa Práticas Educativas Indígenas: a experiência na Aldeia Poço Dantas-Umari
Convidados: Vanda Lúcia Roseno Batista Cariri (professora indígena), Ana Debora Cariri (professora indígena), João do Crato (educador popular e artista), Vicente Paulo (Paulo Fuísca/Educador Popular) e Joedson Kariri (professor indígena).
Mediadora: Ana Roberta Piancó (professora da URCA)
Horário: 14h30 às 17h
Local: Átrio do Centro Cultural do Cariri
Livre

Criando uma história em quadrinhos
Vivência 06 – Partilha
Com Filipe Alves e Andrea Sobreira
Horário: 16h às 18h
Local: Biblioteca/Varanda do Centro Cultural do Cariri
Livre

Mostra Corpos em Fluxo
Terreiro das Danças
Exibição do vídeo produzido na Oficina Videodança para mídias sociais
Apresentações artísticas com Nova Vida de dança (Crato-CE); Paraíso dos Caipiras grupo de dança (Crato-CE);
Yalla Habibity (Grupo Mosaico da Turma Progressiva de Dança do Ventre da Profa. Jayane Diniz – Associação Dança Cariri, Juazeiro do Norte-CE); Nordeste de todas as Cores, Instituto Arte & Vida (Crato-CE); Sintra Escola de Dança (Crato-CE); Marias, Grupo Mosaico da Turma Progressiva de Dança do Ventre da Profa. Jayane Diniz (Associação Dança Cariri – Juazeiro do Norte-CE); Andanças, Cia Unidance (Crato-CE); Suburbanos (Juazeiro do Norte-CE); Irlando Lima (Juazeiro do Norte-CE); Ciranda com o povo – encerramento da mostra.
Horário: 18h
Local: Átrio do Centro Cultural do Cariri
Livre

Post a Comment