10/04/2023

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) iniciou, na segunda quinzena de março, a implantação de mais uma ferramenta virtual para dar mais comodidade aos usuários do órgão; o ‘Balcão Digital’. O objetivo é facilitar o acesso de usuários que são proprietários de veículos a vários serviços, de forma rápida e segura, sem a necessidade de se deslocar a uma das unidades do Detran-CE.

Para ativar e ter acesso à ferramenta digital, que pode ser utilizada pelo celular ou computador, basta o usuário comparecer a um dos postos do Detran-CE e solicitar a autorização para um servidor ou colaborador no momento do atendimento presencial, através de um e-mail cadastrado e captura de imagem facial, dando mais segurança ao processo.

Em seguida, será disponibilizado um Token (código específico), para que o usuário tenha acesso, através do e-mail cadastrado, a serviços como: alteração de endereço, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) atualizado, emplacamento, transferência, entre outros.

Assim, após o atendimento presencial no posto do Detran, o usuário poderá receber, por exemplo, o CRLV-e através do seu e-mail, acompanhando a liberação do documento através do aplicativo balcao.detran.ce.gov.br/balcao/site (clique aqui para acessar), sem precisar se dirigir ao posto de atendimento.

Outro serviço que se torna simplificado no balcão digital é a vistoria veicular, que antes era feita manualmente e, agora, passa a ser realizada através do aplicativo, com captura de imagem da numeração do motor, chassi e do próprio veículo, oferecendo maior segurança ao serviço.

SATISFAÇÃO

A usuária Maria Barbosa foi uma das primeiras usuárias que aderiu ao novo sistema e aprovou a iniciativa ao precisar baixar o CRLV-e. “Estou muito feliz por ver que a comodidade do cidadão é uma prioridade para o Detran do Ceará, especialmente com a criação do balcão digital. Agradeço a todos os envolvidos pelo excelente atendimento prestado e pela dedicação em tornar o processo de atendimento mais eficiente e amigável”, disse.

O ‘Balcão Digital’ já está implantado e disponível, inicialmente, nos postos do Detran-CE em Fortaleza, localizados nos shoppings Riomar Fortaleza, Iguatemi Bosque e Benfica, além da unidade do órgão estadual de trânsito no bairro São Gerardo. A ferramenta virtual será estendido, de forma gradativa, no decorrer deste ano, nas demais unidades da capital, sedes regionais e postos do Detran-CE, espalhados pelo interior do Ceará.

Post a Comment