Barragem de açude rompe e água invade casas e comércios em Farias Brito. Foto: Edson Freitas/SVM

O Governo Federal reconheceu situação de emergência em mais cinco cidades cearenses em razão das chuvas intensas que atingem as localidades nas últimas semanas. Barreira, Farias Brito, Pedra Branca, Piquet Carneiro e Tururu estão em lista publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (19 de abril de 2023), assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

Todos os cinco municípios foram atingidos por fortes precipitações nas últimas semanas de 2023.

A situação de emergência é decretada pelo poder público para reconhecer, de forma legal, uma situação anormal provocada por desastres, que podem causar danos superáveis ou suportáveis pela comunidade que foi afetada.

No último dia 9 de abril, uma barragem do município se rompeu e deixou casas completamente alagadas e destruídas. A água também invadiu comércios, causando prejuízos. Várias pessoas perderam tudo com as enchentes que também inundaram uma escola do município.

De acordo com o prefeito Francisco Austragezio, as chuvas causaram estragos em muitas áreas do município, acarretando a destruição de casas, passagens molhadas e estradas. "Precisamos da ajuda do governo do estado e da União para superar essa situação difícil", disse.

Chuvas no Ceará
No fim de março, oito cidades ficaram em situação de emergência por conta das fortes chuvas.

As cidades foram as seguintes:

Guaramiranga (Maciço de Baturité)
Itapipoca (Região Norte)
Missão Velha (Região do Cariri)
Aratuba (Maciço de Baturité)
Uruburetama (Região Norte)
Altaneira (Região do Cariri)
Antonina do Norte (Região Centro-Sul)
Itapajé (Região Norte)

As precipitações causaram três mortes em Aratuba, além de diversas pessoas removidas das próprias casas localizadas em áreas de risco nos municípios.

Fonte: g1 CE

Post a Comment