Rua enfeitada com bandeirinhas para a festa do Pau da Bandeira, em Barbalha. Imagem registrada em 2022: Patrícia Silva/TV Verdes Mares

03/05/2023

O Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, anunciou em coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira (3), a programação da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. A programação se inicia no sábado, dia 3, com a Noite das Solteironas e seguirá até o próximo dia 17, com o Festival de Quadrilhas Juninas.

O palco da tradicional Noite das Solteironas estará montado na Rua da Matriz e contará com shows de Fábio Carneirinho e João Cláudio Moreno. No domingo (4), o dia do cortejo inicia com Alvorada Festiva às 5h da manhã e com a tradicional Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, às 9h. Após a Santa Missa, os grupos folclóricos desfilam no corredor cultural, localizado na Rua do Vidéo.

No centro da cidade, estarão instalados três palcos, o do Largo do Rosário contará com apresentação de D’do Norte, Ítalo Queiroz, Alcimar Monteiro e Elba Ramalho. Na Praça da Estação se apresentarão Maninho e Banda, Waldonys e Jorge Altino. O Marco Zero, receberá Forró Tapera, Joãozinho do Exu, Luiz Fidelis e Santana o Cantador.

A programação também contará com a Quarta do Forró, com apresentação do Wawá Pinho, Gustavinho e Aroldinho e Taty Girl. No Dia dos Namorados, os casais poderão curtir o som de Paulo Breno, Marcelo e Raian e Bonde do Brasil.

O encerramento das festividades acontecerá no dia 13 de junho, com a Procissão em Homenagem a Santo Antônio e Show religioso com o Padre Fábio de Melo que será realizado no Santuário de Santo Antônio, a partir das 19h.

“Este ano organizamos uma festa mais eclética do ponto de vista dos artistas regionais e nacionais. Nossa festa se tornou patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão dos nossos grupos culturais. Portanto, estaremos todos juntos, no dia 04, e durante toda a programação da festa, fazendo valer nossa identidade, cultura e tradição”, pontuou o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna.

Para o Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, a expectativa é que o município receba um grande público ao longo das festividades.  “Estamos avançando nos preparativos da Festa. A expectativa é recebermos cerca de 500 mil pessoas ao longo dos dias de festividades, é uma festa que movimenta nossa economia, nosso comércio. Este ano, estamos focando  também na ornamentação da cidade, teremos portal de entrada, ornamentação dos palcos e no santuário de santo Antônio. Enfim, estamos preparando nossa cidade, para fazer uma festa que mantenha nossas tradições e abra as festividades juninas no Nordeste”, disse o Chefe do Executivo.

Confira a programação:

DIA 03/06 – SÁBADO – Noite Das Solteironas – Rua DaMatriz

20H – Apresentações Artísticas
João Cláudio Moreno
Fábio Carneirinho

DIA 04/06 – DOMINGO – Abertura Dos Festejos

5H – Alvorada festiva
9H – Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Santo
Antônio
11 – Desfile dos grupos folclóricos no Corredor Cultural na Rua do Vídeo até o Largo do Rosário
14H – Início das Apresentações Artísticas

Palco 01 – Largo do Rosário do Norte
Ítalo Queiroz
Alcimar Monteiro
Elba Ramalho

Palco 02 – Praça Engenheiro Doria (Praça da Estação)
Maninho e banda
Waldonys
Jorge de Altino

Palco 03 – Marco Zero
Forró Tapera
Joãozinho do Exu
Luiz Fideliz
Santana O Cantador

DIA 07/06 – OUARTA DO FORRÓ

20H-Largo do Rosário
Wawa Pinho
Aroldinho
Taty Girl

DIA 12/06 – SEGUNDA-FEIRA / DIA DOS NAMORADOS

20H – Largo do Rosário
Paulo Breno
Marcelo e Raian
Bonde do Brasil

DIA 12/06 – SEGUNDA-FEIRA / CASAMENTO COLETIVO DAS NOIVAS DE SANTO ANTÔNIO

15H – Início do Cortejo dos Noivos, saindo do Largo do Rosário até a Igreja Matriz de Santo Antônio
16H – Início da celebração

DIA 13/06 – TERÇA-FEIRA / DIA DE SANTO ANTÔNIO

9H – Missa de encerramento na Igreja Matriz de Santo Antônio
16H – Procissão de encerramento saindo da Casa de Marciano Teles Duarte, Av. Paulo Maurício, no Centro
19H – Show religioso no Santuário de Santo Antônio com Padre Fábio de Melo

DIA 16 E 17/06 – SEXTA E SÁBADO

Festival de Quadrilhas
Local: Quadra do Complexo Mais Infância, Vila Santo Antônio

Post a Comment