25/05/2023

A região caririense está sendo contemplada com a implantação de mais um centro educativo: a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) do município de Farias Brito, que irá compor a rede de ensino coordenada pela Secretaria da Educação (Seduc). Todas as fases de construção do equipamento foram supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), através da equipe técnica do 10º Distrito Operacional, sediado no Crato.

A unidade, que apresenta uma estrutura moderna e adequada para atender aos estudantes passa agora por pequenos ajustes de acabamento predial e limpeza. Finalizada a obra, na próxima etapa o espaço será equipado e mobiliado a cargo da Seduc.

“A partir desta entrega, contabilizamos a 35ª escola de Ensino Médio padrão, de tempo integral ou de ensino profissionalizante concluída nos últimos quatro anos. Temos ainda outras 13 em execução, além dos mais de 60 Centros de Educação Infantil entregues e demais equipamentos voltados ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. A unidade de Farias Brito simboliza o esforço do Estado em investir no fortalecimento da educação no Interior”, ressalta o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.


Ocupando uma área de aproximadamente 15,5 m², às margens da rodovia CE-386 / BR-122, a EEEP tem capacidade para atender até 540 alunos em tempo integral, e é composta por 12 salas de aulas, seis laboratórios multidisciplinares e dois para disciplinas especiais, com foco na preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, pontua que a nova escola contribuirá de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social não só do município de Farias Brito, mas de toda a região. “Nosso principal objetivo é promover a formação integral dos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento nos diversos aspectos da vida. Mais do que possibilitar a aprendizagem de um ofício, a escola profissional contribui para a expansão dos horizontes e para o amadurecimento individual dos alunos, que contam com um ambiente bem equipado e com profissionais extremamente qualificados”, ressalta.

A escola ainda possui área de coordenação pedagógica e de estágio, sala de professores e reunião, biblioteca, refeitório, ginásio poliesportivo coberto, auditório para 200 pessoas, anfiteatro, grêmio estudantil, área de convivência, pátio com bancos e jardineiras, entre outros ambientes; todos projetados para garantir conforto aos funcionários e um aprendizado de qualidade aos docentes e discentes.

Financiada pelo Tesouro do Estado em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a EEEP de Farias Brito recebeu um investimento total de R$ 12.530,335,93. Quando ativo, o equipamento além de promover a formação curricular e profissional dos jovens caririenses, vai fortalecer a economia regional fornecendo mão de obra qualificada.

Post a Comment