Casas tiveram que ser esvaziadas após o surgimento de rachaduras, em Missão Velha. Foto: Edison Freitas/SVM

O Governo Federal autorizou o repasse de R$ 2,3 milhões para a construção de 29 casas no distrito de Jamacaru, zona rural de Missão Velha, local atingido por um desastre geológico no início de 2022. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (24 de maio de 2023).

Conforme a portaria, a transferência de recursos foi autorizada após a análise e aprovação pela área técnica competente do Plano de Trabalho enviado pela gestão do município do Cariri cearense. O documento tem um cronograma de desembolso previsto para liberação dos recursos em duas parcelas nos termos do art. 14 da Portaria n. 3.033, de 4 de dezembro de 2020.

"Considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução será de 365 dias, a partir da publicação desta portaria no Diário Oficial da União (DOU)", diz um trecho da publicação.

Casas evacuadas
Em abril do ano passado, pelo menos 29 famílias tiveram que sair de casa após risco de desabamento dos imóveis afetados por diversas rachaduras causadas por desastres geológicos, que começaram a surgir no final de março.

À época, o geólogo e inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea), Frederico Tavares, esteve no local e informou que seriam realizados estudos no solo para decidir o futuro dos imóveis.

"Você vê que realmente isso aqui é um problema geológico e que tem que ser estudado com calma. Tem que ser feito um diagnóstico com coerência. Vamos fazer um laudo e mostrar para a prefeitura para dizer quais os procedimentos eles têm que tomar. Após as análises no solo, vamos verificar se tem como recuperar ou se as casas vão ter que ser demolidas", explicou Frederico Tavares.

Enquanto isso, os moradores das residências afetadas ficaram recebendo aluguel social e cestas básicas.

Fonte: g1 CE

Post a Comment