11/06/2023

A Secretaria da Educação (Seduc) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) planejam fazer uma cooperação técnica para implantar hortas em escolas da rede pública estadual. A ação terá a finalidade de promover a consciência ambiental, o conhecimento de técnicas de plantio e o incremento nutricional das refeições servidas aos estudantes cearenses.

A utilização dos alimentos produzidos na horta escolar se dará não somente na alimentação dos alunos, mas também, em atividades pedagógicas. Desta forma, incentiva-se o protagonismo estudantil, a participação educativa da comunidade na escola, além da educação alimentar nutricional e a alimentação adequada entre crianças e adolescentes. Nesse sentido, a escola torna-se também um espaço propício à formação de hábitos alimentares saudáveis.

A secretária executiva de Gestão da Rede Escolar da Seduc, Oderlânia Leite, acredita que as hortas trarão benefícios para a rotina das unidades de ensino.

“Essa parceria é de grande importância porque nós vamos poder, por meio do projeto de hortas nas escolas, incrementar a alimentação dos estudantes com itens mais saudáveis, livres de agrotóxicos. Haverá também um trabalho de conscientização junto aos jovens, no sentido de que conheçam e valorizem a origem dos alimentos que consomem, em que o valor nutricional é mais positivo, por serem naturais e frescos”, explica.

A ideia proposta estabelece que a Seduc irá custear os projetos, ao tempo em que a Ematerce fornecerá a assistência técnica para a implementação e a manutenção das hortas.

Post a Comment