BR-116 próximo ao Triângulo, em Chorozinho. Trecho será duplicado pelo Governo Federal. Foto: Google Maps/Reprodução

25/01/2024

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que assinará ordem de serviço no próximo dia 6 de fevereiro para a duplicação da BR-116, no trecho que compreende os municípios de Pacajus e Tabuleiro do Norte, distantes 156 quilômetros (km). A fala do chefe do Executivo ocorreu durante solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção de dois lotes da ferrovia Transnordestina. O petista disse ainda que vai tentar a duplicação das demais rodovias federais que cortam o Ceará, em um total de cinco.

Segundo Elmano, o objetivo é articular com o Governo Federal e a bancada no Congresso a duplicação de todas as BR’s que cortam o Ceará: A BR-020, que passa por municípios como Fortaleza, Caucaia, Canindé e Tauá; a BR-116, que passa por Fortaleza, Pacajus, Russas, Tabuleiro do Norte e Icó; a BR-222, importante acesso ao Litoral Norte e à Serra da Ibiapaba, passando por Caucaia, Sobral e Tianguá; a BR-122, que passa por Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte; e a BR-226, que cruza o Estado horizontalmente, passando por cidades como Crateús e Senador Pompeu, até alcançar o estado do Rio Grande do Norte.

“No futuro, quero poder conversar com a bancada federal. Nós precisamos agir para um dia termos a BR-116 duplicada, a BR-020 duplicada e a BR-222 duplicada. Temos que ter as rodovias para o sertão duplicadas e para o lado do Vale do Jaguaribe também. No meio disso, teremos a Transnordestina, com as suas cargas, é isso que nós queremos de infraestrutura para o Estado do Ceará”, disse o chefe do Executivo estadual.

TRANSNORDESTINA

Nesta terça-feira (23), a ordem de serviço para a construção dos lotes 4 e 5 da ferrovia Transnordestina no Ceará foi assinada por Elmano. Os trechos correspondem ao percurso de 101 km entre os municípios de Acopiara, Piquet Carneiro e Quixeramobim. No total, a Transnordestina percorre 608 km no território cearense. “Estamos falando de quase R$ 10 bilhões de investimento para criar infraestrutura para o Estado”, disse o governador.

“Esse trem, quando vem lá do Piauí e chega no Porto do Pecém, equivale a 240 carretas, em uma só viagem. Estamos constituindo algo que vai atrair outros negócios para o Ceará”, completou.

Fonte: Opinião CE

Post a Comment