No início da tarde de sábado (27 de janeiro de 2024), uma equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) após um homem avistar uma serpente em um bananal no bairro Muriti, no Crato. Os bombeiros, de imediato, se deslocaram para o endereço indicado e iniciaram os trabalhos de resgate.

No local, os bombeiros resgataram a serpente da espécie jiboia, que possuía cerca de três metros de comprimento. Em seguida, a serpente foi encaminhada aos cuidados da ONG BiodiverSe, vinculada a Federação de Proteção Animal e Meio Ambiente do Estado do Ceará (Fepama-CE).

Atuaram na ocorrência o 3º sargento Juscelino, o cabo Rennan e o soldado Welson.


Balanço
Durante todo o ano de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 11.008 animais, entre eles silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, em todo o Ceará. Além disso, os animais resgatados estavam em diversas situações de risco, como em locais perigosos, em meio a incêndios ou abandonados.

Em resumo, as espécies mais resgatadas foram serpentes, felinos, cães, iguanas e cassacos. O número superou o ano de 2022, que registrou 9,6 mil animais resgatados. Já no ano de 2021, foram 6,2 mil; em 2020, foram 5,2 mil e em 2019, 3,9 mil resgates de animais foram registrados. Os resgates são realizados por equipes especializadas, que atuam com segurança e profissionalismo.

Post a Comment