10/01/2024

Instrumento essencial para alcançar a imunização completa contra a covid-19, a vacinação contra a doença não vem sendo aplicada com rigor às crianças de cinco meses a seis anos no Ceará. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), apenas 9% de tal população receberam três doses do imunizante. Conforme a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, a meta do Ministério da Saúde (MS) é chegar a 90% das crianças da faixa etária imunizadas com as três doses. Para o Ceará alcançar a porcentagem, precisa vacinar mais de 400 mil crianças.

“É muito importante manter a vacinação desse grupo alvo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com esquema de vacinação completo de três doses”, disse Ana Karina. De acordo com a coordenadora, somente com o esquema de vacinação completo o Estado poderia “garantir a segurança e a eficácia da vacina”.

Ainda segundo ela, a pasta da Saúde cearense está trabalhando com um “dia D” da vacinação no Estado. Tal data está marcada para 27 de janeiro. Como ressaltou a profissional da Sesa, o Ceará possui “mais de 2.500 salas de vacina, todas devidamente abastecidas” para imunizar a população. “Neste mês de janeiro, considerando também o período de retorno às aulas, estaremos promovendo esse dia D no dia 27 de janeiro para que os pais e responsáveis possam levar os filhos para atualizar a carteirinha de vacinação, não apenas para a covid, mas para as vacinas em geral”, completou.

INTENSIFICAÇÃO À VACINAÇÃO DE GRUPOS PRIORITÁRIOS

Conforme Ana Karina, o Estado também vem trabalhando com a intensificação da vacinação dos grupos considerados “prioritários”. “Essas pessoas que possuem esquema de vacinação completo e que já tem uma dose de bivalente vão precisar receber uma nova dose anual”. Segundo ela, já foi verificada uma “queda” na proteção na resposta imunológica da vacina. “Mesmo os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas que tenham recebido a vacina no ano passado, vão precisar receber a dose novamente neste ano”.

Fonte: Opinião CE

Post a Comment