29/01/2024

Dr. Cícero Inácio, médico alergoimunologista do ICMED Cariri, relata que a doença compromete a qualidade de vida.

O Herpes Zoster, popularmente chamado de “cobreiro”, é uma condição preocupante marcada por lesões na pele, como manchas avermelhadas e vesículas. Essas pequenas bolhas, contendo líquido claro, podem aparecer no tronco, face e pescoço, e até mesmo atingir órgãos vitais, como os olhos.

Dr. Cícero Inácio, Médico Alergoimunologista do ICMED Cariri, explica sobre a doença, suas formas de tratamento e prevenção. O especialista relata que a dor acusada, muitas vezes precedendo as erupções cutâneas, é uma característica distintiva, capaz de interferir no sono, humor e nas atividades diárias, comprometendo a qualidade de vida.

Além disso, o Herpes Zoster pode resultar em complicações sérias, incluindo pneumonia, problemas de audição, inflamação cerebral, infecções bacterianas, paralisia do nervo periférico e perda sensorial. Uma das complicações mais comuns é a neuralgia pós-herpética, uma dor persistente que perdura mesmo após a cura das lesões na pele, podendo durar meses ou até anos.

Ele destaca a importância da prevenção. “Há vacinas disponíveis para evitar essa doença, e neste mês de janeiro, o ICMED Cariri oferece um desconto especial de 50% na vacina contra o Herpes Zoster, bem como nas vacinas contra Rotavírus e Hepatite A”, afirma.

Para prevenir a transmissão, é fundamental seguir algumas medidas simples. Além de tomar a vacina contra o Herpes Zoster, é essencial higienizar as mãos após tocar nas lesões e desinfetar objetos que possam ter sido contaminados por secreções respiratórias. A prevenção é a chave para manter a saúde e evitar complicações associadas a doença.

Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike

Post a Comment