Foto: Fatozero Produções Culturais

18/03/2024

Desde sábado (16), a artista cratense soupixo (escrito assim, com letras minúsculas) realiza a exposição individual “Períodos de tempo variáveis”, na cidade de São Paulo. Ela integra a lista de artistas selecionados no 33° Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Nos trabalhos, soupixo reflete sobre como foi para ela atravessar a pandemia de covid-19, refletindo em paralelo como pessoas negras atravessarem esse período, evocando questões de classe e de acesso a serviços públicos básicos.

“Para mim, é importante ver esse trabalho circulando por outras cidades e mesmo outros estados, pois potencializa que mais pessoas possam conhecer meu trabalho, mas sobretudo poder levar as minhas ideias e posições sociais para outras pessoas por meio de minhas obras”, afirma soupixo.

Em suas criações, ela utiliza capturas de telas do site Street View, do Google, a partir de cenas reais capturadas no momento de virtualização de ruas da cidade de Crato. Ao transitar entre os bairros, a artista percebe as modificações de acesso a bens de consumo e de serviço da população e, dessa forma, se apropria das imagens e cria novas, inserindo elementos em pessoas negras capturadas nas imagens como forma de cuidado simbólico e evocativo dessas percepções sociais que ela encontra.

Foto: soupixo

“Naquele momento de pandemia eu pensava muito sobre como outras pessoas estavam conseguindo lidar com o momento. Se mesmo eu, que tinha um teto, comida na mesa e alguma estrutura familiar, estava passando por momentos difíceis, como não estariam passando as pessoas com menos condições, que, no Brasil, são majoritariamente pessoas negras?”, questiona soupixo.

A exposição “Períodos de tempo variáveis” fica em cartaz até o dia 16 de junho, com visitação gratuita.

Com informações da Assessoria de Imprensa e do Jornal do Cariri

Post a Comment