Pela segunda vez em menos de uma semana, o governador Elmano de Freitas (PT) esteve reunido com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), em Brasília. Na reunião desta terça-feira (16 de abril de 2024), o encontro foi para discutir a situação da Enel no Ceará. O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) movida contra a empresa, deputado estadual Fernando Santana (PT) participou da reunião. Fernando afirmou que no próximo dia 24, os representantes da Enel no Ceará serão ouvidos na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Para reforçar as queixas contra a Enel, Fernando Santana levou um dossiê com todo o material produzido durante a CPI para entregar ao ministro durante a reunião.

“Nosso objetivo é fazer com que essa empresa melhore o seu serviço, respeite o povo cearense e cobre um preço justo. Hoje, a tarifa [cobrada pela Enel no Ceará] é a mais alta do mundo, a comparar com o péssimo serviço que ela tem prestado aqui no Estado”, ressaltou Fernando Santana.

Alexandre Silveira destacou que não era a primeira vez que a Enel é protagonista de reclamações. “As empresas distribuidoras não podem ser apenas empresas de mercado financeiro”, frisou o ministro, acrescentando que serão adotadas medidas semelhantes as de São Paulo, onde a Enel também é campeã de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Na última reunião, ocorrida na quarta-feira (10), durante transmissão ao vivo, o governador disse que saiu convencido de que medidas serão tomadas pelo Governo Federal. “A Enel precisa mudar a prestação do seu serviço ao povo do Ceará. Não temos mais como aceitar o nível de prestação de serviço da Enel ao povo do Ceará”, frisou Elmano de Freitas.

Elmano também disse esperar que as aflições do povo cearense estejam contempladas nas medidas a serem anunciadas pelo Governo Lula. Elmano de Freitas também falou sobre a troca de comando na Enel Ceará, salientando que Márcia Sandra foi substituída por José Nunes de Almeida Neto, no início deste mês.

“Sei que a Enel acaba de anunciar um novo presidente para a empresa no Estado do Ceará, e eu o conheço. Eu tenho esperança de que o novo presidente garanta uma mudança de comportamento da Enel no Estado”, ressaltou o governador.

Fonte: Opinião CE

Post a Comment