Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) seguiu viagem, na manhã desta quinta-feira (9 de maio de 2024), com destino ao Rio Grande do Sul para ajudar nas buscas e no resgate de vítimas das enchentes que têm assolado o estado desde a última semana. O grupo é composto por 12 profissionais e dois cães especializados em resgate. Além deles, dois barcos e três viaturas foram embarcados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
“O Governo do Ceará destinou 12 profissionais dos bombeiros, dois cães, dois barcos e três viaturas. Além disso, um helicóptero da Ciopaer/SSPDS, com mais cinco profissionais, foi enviado ao RS na última terça (7). Desejo um ótimo trabalho aos militares envolvidos nesta operação de salvamento ao povo gaúcho”, destacou o governador Elmano de Freitas, em publicação nas redes sociais.
Na última terça-feira (7), um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciopaer/SSPDS), com cinco profissionais, também tinha seguido viagem para o Rio Grande do Sul, onde já integra os trabalhos de resgate de vítimas no RS.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Coronel Cláudio Barreto, destaca o trabalho que os Bombeiros terão pela frente no Rio Grande do Sul. “Todas as equipes são especializadas, tanto na área de salvamento quanto na área de salvamento aquático, e também com os nossos mergulhadores. Eu tenho certeza de que essa nossa tropa vai fazer, sim, toda a diferença. Vai ajudar o povo do Rio Grande do Sul”.
Até o momento da publicação desta matéria, o número de mortes em decorrência das enchentes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul chega a 107, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado. Há ainda 136 desaparecidos e se estima que pelo menos 1,4 milhão de pessoas tenham sido atingidas até agora.
Força Solidária Rio Grande do Sul
O Governo do Ceará lançou, nesta quarta-feira (8), a campanha Força Solidária Rio Grande do Sul, ação voltada para receber e enviar doações para ajudar o povo gaúcho que passa por dificuldades decorrentes de enchentes. Os cearenses poderão entregar seus mantimentos em Fortaleza e 18 municípios do Interior. A prioridade é o envio de alimentos não perecíveis e enlatados, água potável, kits de higiene pessoal e de cama, mesa e banho.
As doações chegarão ao Rio Grande do Sul em parceria com as companhias aéreas Latam, Gol e Azul.
Nesta semana, o governador Elmano de Freitas anunciou o envio de 66 toneladas de alimentos e 10 mil litros de água potável para o povo gaúcho. A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (8), a Mensagem enviada à Casa, autorizando o Governo do Estado a fazer estas doações.
Postar um comentário