Dr. Moisés Tavares, Cirurgião Torácico, orienta sobre diagnóstico e tratamento

No âmbito da saúde pulmonar, tumores benignos podem surgir como achados incidentais, revela Dr. Moisés Tavares, cirurgião torácico. Ele ressalta que, muitas vezes, esses tumores são descobertos em exames de rotina, como raio-x ou tomografia de tórax, sem apresentar sintomas respiratórios evidentes.

O especialista explica que os tumores usualmente são periféricos, ou seja, próximos às costelas, gerando a dor torácica. Quando localizados nas vias aéreas (traqueia e bronquios) podem causar tosse, hemoptise, hiper-insuflação lobar, sibilos, expectoração de tecido tumoral e pneumonias de repetição no mesmo local.

Dr. Moisés destaca a importância da avaliação minuciosa por um especialista para determinar a necessidade de cirurgia. Ele enfatiza que a ressecção cirúrgica, especialmente com os avanços da videocirurgia, é frequentemente uma opção viável, permitindo a remoção precisa do tumor com menor tempo de recuperação.

No entanto, ele alerta que a decisão final depende de uma análise completa do nódulo pulmonar para distinguir entre tumores benignos e malignos. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são importantes para garantir o melhor resultado para o paciente”, conclui o especialista.

Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike

Post a Comment