O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Vicentino, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou da mesa de abertura do Seminário Estadual de Elaboração do 2º Plano de Ação de Combate à Desertificação e Combate aos Efeitos da Seca (2º PAB BRASIL – CEARÁ), nesta segunda-feira (20 de maio de 2024), no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato. O evento é uma realização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)  com o apoio da Sema para a realização no Ceará. O  PAB busca propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos, para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas, prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.

Em sua intervenção, Gustavo Vicentino agradeceu à equipe técnica da Sema que promoveu  a  articulação e organização do Seminário e fez um resumo sobre as ações e projetos da SEMA, tais como o Agente Jovem Ambiental (AJA), o aumento do número de Unidades de Conservação, as ações do programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), o ABC+, e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), dentre outros temas. “Isso mostra que é preocupação constante da SEMA – partindo do fato que temos mais de 90% do nosso território no semiárido – promover ações para mitigar os efeitos do processo de desertificação”, disse.

Ciência e Tecnologia  e Caatinga
Também presente ao evento, a titular Sandra Monteiro, de Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Ela destacou os elos da Ciência e Tecnologia com o evento sobre combate à desertificação e convivência com o Semiárido. “Temos muitas ações que nos unem. Temos uma rede de  ensino superior articulada que pode ser muito estratégica na geração de informação com qualidade. Também estou falando  das riquezas da Caatinga, das riquezas da biodiversidade dos princípio ativos dessa biodiversidade. Podemos integrar esforços para a capacitação  do homem e da mulher do campo”.


A construção do 2º PAB BRASIL é uma iniciativa conjunta do MMA, por meio do Departamento de Combate à Desertificação, em colaboração com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). De acordo com o MMA, “espera-se que o Plano esteja concluído até o final de setembro, para que se inicie uma discussão no âmbito do Governo Federal e das Empresas Estatais Federais. Concluído, será levado para apresentação e negociação na COP 16, em dezembro, na Arábia Saudita!

Saiba mais
O único instrumento internacional existente para a contribuição com a preservação dos recursos naturais e para combater a desertificação é a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês). Lançado em 1994, hoje conta com 197 países signatários.

Programação
O Seminário Estadual de Elaboração do 2º Plano de Ação de Combate à Desertificação e Combate aos Efeitos da Seca segue até a tarde desta terça-feira (21). Confira abaixo a programação:

Dia 21 de maio de 2024 (terça-feira)

8h30: Roda de Chegada

9h: Orientações sobre o trabalho com os Eixos Temáticos

9h30: Construção do Plano por eixo temático

12h30: Almoço

14h: Roda de Chegada

15h: Apresentação dos trabalhos em grupo

15h15: Diálogo sobre os eixos temáticos

16h15: Compromissos e Encaminhamentos

16h45: Roda de Encerramento

Post a Comment