Ramilson e Marinez tomaram posse na praça diante
do público.
Política. Em uma seção inédita no  município de Aiuaba, na  região dos Inhamuns, Ramilson Moraes e Marinez Sales foram empossados como Prefeito e Vice-Prefeita, o ato cívico ocorreu na praça da Igreja Matriz de Nossa do Patrocínio.  A solenidade histórica, teve início às 17 horas, e contou com a participação de milhares de pessoas, que aplaudiram com entusiasmo a volta do seu grande líder ao cargo máximo do Executivo Municipal. Entre os presentes na solenidade presidida pelo presidente da casa legislativa, Bento Feitosa, estiveram  todos os vereadores da base aliada, além dos vereadores eleitos que irão ocupar os seus cargos no próximo dia 31 de janeiro, em função da deliberação regimental do poder legislativo, cabos eleitorais, e os presidentes do PSD, John Almada, e do PDT, Azarias Júnior, partidos que  fazem parte da coligação por uma Aiuaba Melhor, onde em seguida foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, e o termino da programação com a realização de uma festa popular em praça publica. 

Com o apoio da maioria dos vereadores eleitos e de outros que estão deixando o cargo, a cerimônia foi marcada pela solidariedade de toda a base eleitoral, manifestada na fala de todos que usaram a palavra. Todos confirmaram seu apoio, e falaram das dificuldades enfrentadas para que se fizesse valer a vontade popular dos eleitores no último dia 2 de outubro. Ramilson e Marinez venceram com a larga vantagem de 1.290 votos nas urnas, mas enfrentaram uma batalha nos tribunais eleitorais do Estado e Federal, saindo vencedores e a eles garantido o direito de serem diplomados e empossados nos cargos a que concorreram.

Foram apontadas as principais qualidades de Ramilson, em diversos pontos dos discursos, destacando-se a simplicidade, a serenidade, a força e a perseverança, bem como os principais pontos de destaque das administrações anteriores.


Em seu discurso, a Vice-Prefeita Marinez Sales, começou o seu pronunciamento enfatizando a fé que sustentou o casal durante toda a trajetória eleitoral e pós-eleitoral, sendo a mesma fé que os guiaria no exercício daquele pleito. Para a Vice-Prefeita e Primeira Dama, "estarem ali, sendo marido e mulher, e também parceiros de chapa, foi uma vontade de Deus, pois a mesma nunca teve a ambição ou a pretensão de se tornar política, embora tivesse exercidos antes funções administrativas, como mulher de político,  eu atribuo isso como uma consequência dos fatos políticos e principalmente, da vontade do povo, eu  jamais deixaria de atender ao apelo da população, principalmente das pessoas menos abastadas, por isso peço que nos ajudem a administrar, porque nós dois sozinhos não iremos conseguir."

Ela destaca ainda, que há muito a ser feito, "e o que queremos é um governo interativo, onde as pessoas possam participar, opinar e sugerir. Nesse sentido,queremos sobretudo resgatar a autoestima de nossa população, e a sua confiança que é possível governar com responsabilidade. Queremos uma Aiuaba despontando no celeiro do desenvolvimento e voltando a ser destaque com políticas públicas e ações que venham proporcionar uma vida mais digna a nossa gente", concluiu ela.

O Prefeito Ramilson Moraes, iniciou seu discurso ressaltando que nesse cenário de crise nacional, Aiuaba atravessa uma crise máxima, com a falta de serviços básicos além da crise acentuada no comércio, destacando que a pouca circulação de dinheiro está gerando até o risco da Agência do Banco do Brasil que ele conseguira pra Aiuaba, em sua gestão anterior possa vir a fechar, tornando-se somente um posto de atendimento e dentre as deficiências nos serviços à população, principalmente nos setores da saúde e educação.

Ramilson também pediu sabedoria a Deus para governar com justiça e não desapontar os habitantes de Aiuaba, e contribuir para o aumento da qualidade de vida de todos os habitantes. "A batalha é grande, mas a minha fé é maior ainda, para fazer uma Aiuaba Melhor. Não vou governar sozinho! Vou precisar de cada um de vocês, da Câmara e desses vereadores que foram amigos, honestos e guerreiros, da minha família e dos amigos que estão sempre perto de mim", destacou Ramilson. Ele ainda pediu paciência nesses meses iniciais porque teria muita coisa pra ajustar, mas chegara lá. "Aiuaba vai voltar a brilhar, porque o povo merece.  Quero deixar o meu forte abraço especialmente a todos que votaram e elegeram Ramilson e Marinez, e dizer-lhes: Muito Obrigado! Eu sei reconhecer o que vocês fizeram, o quanto vocês trabalharam. Faço votos de que Deus abençoe a cada um com muita paz, saúde e dias melhores", finalizou ele.

Após a cerimonia religiosa, o prefeito Ramilson Moraes,  concedeu uma entrevista a imprensa onde falou dos planos para a nova gestão, respondendo sobre diversas questões onde ele mencionou, que fará uma Auditoria na prefeitura municipal  para se ter um real diagnóstico da situação em que se encontra o município e cada setor administrativo. Em seguida, munidos destes dados e provas documentais, irei apresentar aos órgãos responsáveis o resultado dessa auditoria,  além de divulgar esses resultados na imprensa para que possamos dar transparência dos nossos atos e ações administrativas, a sociedade Aiuabense. 

Relação com o Governo do Estado: Eu acredito muito que o nosso Governador, como uma pessoa humilde, sensível às necessidades dos municípios, estará sim, abrindo as portas para o nosso município. É uma pessoa que eu admiro, tenho boas relações, e não deixarei de recorrer ao Governo para o bem do município de Aiuaba. Ele esteve aqui, e acompanhou de perto as carências do nosso povo, do município e da nossa região, e pretendo manter uma relação amigável mesmo porque sou aliado do governo do Estado.

Foco da Administração: Governarei para todos, mas diante da realidade social de Aiuaba, da crise que enfrentamos, da carência, entendo que devemos estar mais voltados para a camada social mais necessitada. Aqui muitos moradores perderam até o Bolsa Família, e hoje não têm nenhuma renda. O município não absorve toda demanda da população no seu quadro de funcionários, e o desemprego é uma realidade. A população rural também merece um olhar especial, pois precisa que sejam criadas condições de desenvolvimento de atividades lucrativas no campo, além das medidas de convivência com a seca. E o grande desafio é alavancar a economia do município, tomando como medida inicial, a criação e cumprimento de um calendário de pagamentos, além de outras ações, para reaquecer o comércio local a fim de que os dividendos possam circular atraindo com isso a otimização da geração do emprego e renda. 

Quanto a escolha do secretariado, eu estou fazendo uma minuciosa sondagem porque quero trazer pessoas competentes e bem qualificadas, para que possa dar uma contribuição para o desenvolvimento de Aiuaba, com ações e implementando politicas publicas que venham a atender a demanda populacional, com o surgimento de novos projetos e programas que possa ofertar uma vida mais digna ao nosso povo, visto que vamos priorizar setores como saúde, educação, ação social, agricultura, esporte e cultura. 

Relação com a Imprensa: Será a melhor possível. A imprensa representa o que denominamos como quarto poder. O gestor que não se aproxima da mídia não faz uma gestão inteligente. E no meu caso específico, todos me conhecem, e sabem os problemas que enfrentamos e a realidade em que Aiuaba hoje se encontra. A divulgação das nossas ações e dos resultados que surgirem ao longo do nosso mandato deverão ser pautadas em total transparência, e a ação da mídia mostrará a todos que o Ramilson ainda é o mesmo homem simples, um gestor que se preocupa principalmente com os mais humildes, e que procura fazer o melhor para o crescimento do município.

(Jornalista Amaury Alencar)

Post a Comment