A Chapada do Araripe, que abriga uma floresta nacional, uma área de proteção ambiental e um geoparque, agora também passa a contar com o maior parque eólico do Brasil e um dos maiores complexos eólicos da América Latina. Compreendido na fronteira entre os estados do Pernambuco e Piauí, o Ventos do Araripe III, da empresa cearense Casa dos Ventos, foi inaugurado no final da semana passada.
Com investimento total na ordem de R$ 1,8 bilhão, o complexo engloba 14 parques, dos quais nove estão no estado do Piauí e cinco em Pernambuco. São 156 aerogeradores e potência instalada de 359 MW, cuja energia produzida é suficiente para abastecer 400 mil casas. Durante a instalação do empreendimento, foram gerados cerca de 1.500 empregos diretos.
Todos os 14 parques e aerogeradores foram instalados em propriedades arrendadas de 71 famílias de Araripina (PE) e Simões (PI),  abrangendo uma área de 10.200 hectares. Este modelo permitiu que os moradores se tornassem parceiros da Casa dos Ventos. Mensalmente, as famílias vão receber quantia calculada a partir da energia gerada. Ao todo, serão mais de R$ 5 milhões pagos anualmente para as famílias que tiveram propriedades arrendadas.              (Blog Diário Cariri)

Post a Comment