Vereador Silvio Pinto (PDT). FOTO: Potengi na Internet
Vereadores do interior do Estado iniciaram uma articulação com o objetivo de eleger um representante na Câmara dos Deputados para eleição do ano que vem. Segundo o vereador Silvio Pinto (PDT), de Salitre, as conversas estão “bem adiantadas”, inclusive com a participação de lideranças partidárias da região.

Ao jornal O Estado, o parlamentar informou que, no dia 1 de dezembro, um novo encontro será realizado em Assaré com a presença de representante de, pelo menos, quinze municípios. “Estamos nos articulando. Somos nós quem buscamos os votos para prefeitos e deputados, mas, infelizmente, nossa defesa não é feita”, argumentou ele. O grupo, segundo Silvio Pinto, já é composto por 250 parlamentares.

O parlamentar explicou que a ideia surgiu após conversa com outros vereadores, por ocasião do encontro nacional em Brasília, e lá “descobrimos que só serviam pra ser vaqueiros dos deputados”. “Além deste encontro, já estivemos reunidos em outros municípios e foram discutidos algumas teses dentro deste projeto, até porque esse vereador a ser escolhido terá dois compromissos. Primeiro, dos eleitores que irão votar nele e depois será com a classe política dos vereadores”, frisou ele.

Sem citar nomes, Silvio Pinto acrescentou que o movimento vem se fortalecendo nas regiões do Cariri, com 28 municípios, e dos Inhamuns, com sete cidades. As conversas já estão fluindo com presidentes e representantes de partidos políticos no Estado”, frisou. Silvio Pinto disse que logo, se aquele aliado se eleger, poderá manter um canal político estreito com as regiões e poderá, por exemplo, intermediar repasses de recursos federais. Isto porque, segundo ele, hoje, um deputado federal dispõe de R$ 20 milhões em emendas, o que, segundo ele, poderá beneficiar todos os municípios envolvidos.

“Nós estamos nos unindo para fortalecer essa tese. A ideia, inicialmente, pela falta de postura dos nossos deputados federais, que representam esses municípios. Então, com isso, queremos dar uma cara nova, que venha as comunidades para debater e discutir os principais problemas das pessoas, e não fiquem ausentes. Tenho certeza que esse propósito irá dar uma nova guinada na política do Ceará”, frisou ele. Portanto, para ele, “é um jeito de o deputado continuar próximo da base eleitoral que o elegeu, de estreitar relações com seus aliados e, com isso, se manter em destaque”.

Independência
Ele acredita na “independência” do grupo, embora tenha sido eleito por algum grupo político da região, para eleger seu representante no Congresso. “Há vereadores, que mesmo coligados a grupos políticos, terá sua independência como é o meu caso. “Fui eleito por uma coligação com o atual prefeito, mas esse grupo se unifica e seguiria adiante com essa meta, para eleger este nosso representante”, ponderou ele.

A equipe do Jornal O Estado entrou em contato com a União dos Vereadores do Ceará (UVC) para comentar o assunto, mas as ligações não foram atendidas.


(Colaboração do jornalista Amaury Alencar)

Post a Comment