Projeto da UFCA oferece auxílio gratuito para construção
de casas com família da baixa renda.FOTO: Rafael Demarco
Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) mantém um projeto que representa o início do sonho da casa própria para famílias de baixa renda no Cariri. 

O Escritório Habitar desenvolve, desde 2014, projetos arquitetônicos, elétricos, estruturais, hidro-sanitários e orçamentos, tudo sem custo algum para os futuros moradores.  Toda a ação envolve a problemática de construções irregulares e levando em consideração o alto valor da contratação de engenheiros para construções.

O Habitar parte da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, e conta com 18 estudantes, 15 de Engenharia Civil e três de Arquitetura. Todas as etapas do projeto têm acompanhamento de professores da UFCA Erwin Ulises Lopez Palechor e Celme Torres Ferreira da Costa. A ação possui a meta de atender diretamente cerca de 20 famílias da região do Cariri, atualmente seis estão em andamento.

NA PRÁTICA
O auxílio oferecido pelos estudantes do escritório vai desde a elaboração das plantas estruturais, instalações hidráulica, elétrica e arquitetônica, orçamento, cronograma da construção, acompanhamento da obra até a orientação da compra dos materiais de modo sustentável, seguro e econômico.

A maioria das construções iniciam por contra própria dos futuros moradores, sem nenhum tipo de orientação, ocasionando construções sem segurança, sem conforto e qualidade estrutural, diz um dos estudantes que faz parte do projeto.

Para se tornar beneficiário, os candidatos devem possuir renda familiar mensal de até R$ 2.811,00 (três salários mínimos) e solicitar a construção de residências unifamiliares – térreo e área máxima construída de até 80 m². O cadastro está disponível no site do Escritório Habitar: 
escritoriohabitar.ufca.edu.br/2017/04/20/venha-para-o-escritorio-habitar/           (Site Miséria)

Post a Comment