Header Ads

Ceará deve vacinar mais de 251,9 mil crianças contra poliomielite até o fim da campanha


Em prol do combate à paralisia infantil, 258.904 crianças foram vacinadas contra poliomielite no Ceará durante a campanha nacional de vacinação, iniciada no dia 5 de outubro. Essa quantidade representa cerca de 50,6% do público-alvo total, e o Estado espera alcançar a meta de 510.895 vacinas aplicadas. 

Os dados foram obtidos às 19h32 de ontem (27) através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde. A campanha do Governo Federal teve início no dia 5 de outubro e estava prevista para terminar nessa sexta-feira (30). Porém, de acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carmem Osterno, o prazo deverá ser prorrogado. 

“Nós recebemos na semana passada um comunicado de que a campanha será prorrogada, provavelmente até o final de novembro. Aqui no Ceará nós conseguimos retomar rapidamente todo o serviço, mas tem ainda Estados e municípios com dificuldade, então eles vão ampliar pra poder conseguir alcançar as metas”, detalha.

De acordo com a Sesa, o Estado possui 2.631 salas de vacina. Em nota, a pasta reforça que deverão ser vacinadas contra a poliomielite crianças com menos de cinco anos. “É importante que o público-alvo das campanhas compareça aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina pendente”, pontua. 

A coordenadora explica, ainda, que devido à uma defasagem de dados, é possível que o Ceará já tenha uma quantidade maior de vacinas aplicadas. “À proporção que os municípios vão vacinando, o lançamento dos dados não é imediato. Terminam o trabalho do dia, e no dia seguinte os dados são lançados no sistema da Secretaria de Saúde. Vale lembrar que nem todos os postos de saúde têm computadores, nem toda localidade de Internet. Temos muitas equipes trabalhando em zona rural. Por isso, a gente acredita que muito mais vacinas já foram aplicadas”, diz. 

Durante a campanha, todas as vacinas previstas no calendário de vacinação estarão disponíveis. Na avaliação de Carmem Osterno, a expectativa para alcançar a meta da poliomielite é positiva. 

“Os municípios estão fazendo um excelente trabalho como um todo, com suas equipes. Com certeza, teremos um bom resultado ainda dentro de outubro”, garante.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.