O comando de greve da Universidade Regional do Cariri (Urca) faz um ato em protesto ao não cumprimento das promessas feitas pelo Governador Camilo Santana (PT) há precisamente um ano atrás, quando esteve negociando com as categorias. O ato nomeado pelos organizadores como descomemoração será realizado às 16h30, na frente do Campus Pimenta da Universidade, em Crato, com direito a bolo e tudo mais.

O protesto, segundo os representantes do comando de greve, está ligado ao pouco avanço do acordo feito sobre as pautas de reivindicação dos alunos, docentes e servidores técnicos. Eles reclamam questões como concurso público para professores efetivos, plano de cargo e careiras para os servidores técnicos, nomeação de professores remanescentes de concursos anteriores, além de algumas melhorias na estrutura da universidade.

O Reitor da Universidade, professor Patrício Melo, disse que já houve avanços com relação à pauta de reivindicações e que outras ações já estão em andamento. Ele cita o concurso para o Campus de Artes e que já foi realizado a nomeação de parte dos professores de concursos anteriores. Ainda há uma promessa do governado de fazer o segundo certame para a Urca em janeiro.

O reitor solicita que o sindicato promova uma nova assembleia entre os professores sob o argumento de que existe um abaixo assinado com adesão de cem professores que pedem o retorno das aulas. “(...) É preciso que chamem uma assembleia. Não é possível que 50 professores tenham determinado a greve e um abaixo assinado com 100 assinaturas não seja o suficiente para que se delibere novamente.”, pondera.

Uma serie de atividades deve ocorrer ainda ao longo dos próximos dias. No próximo sábado (9), o grupo de valorização negra do Cariri (Grunec) vai realizar um seminário sobre liberdade religiosa na faculdade Leão Sampaio (CraJuBar ) em Juazeiro do Norte.

Às 14h do dia 11, o comando de greve da Urca estará em reunião com representantes do Governo Estadual, em Fortaleza. Já no dia 13, haverá uma reunião do comando de greve no pátio do curso de Pedagogia da Urca no Campus Pimenta para tratar sobre o andamento da reunião com governo.

(Miséria)                     Destaques

Post a Comment