Andando pelo Centro de Juazeiro do Norte não é
difícil observar a grande quantidade de
estabelecimentos comerciais com as portas fechadas.
Andando pelo Centro de Juazeiro do Norte não é difícil observar a grande quantidade de estabelecimentos comerciais com as portas fechadas. O cenário reflete a situação econômica que o país enfrenta. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego nacional ficou em 11,2% no trimestre encerrado em abril, a maior registrada desde 2012. A taxa de desocupação trimestral está subindo há 17 meses consecutivos e hoje atinge 11,4 milhões, o maior número da série.

José Carlos da Silva é um dos brasileiros que entrou para estatística dos desempregados. “A fábrica que eu trabalhava teve uma redução drástica no quadro de funcionários. No dia que fui demitido, outros 80 foram dispensados. Há cinco meses tenho distribuído currículos em Crato, Juazeiro Norte e Barbalha e até agora nada. A sorte é que a minha esposa está trabalhando e conseguindo arcar com as despesas da nossa casa. Eu já não sei o que fazer. Espero que nos próximos meses apareça alguma oportunidade”, conta José Carlos.

Sem conseguir um emprego com carteira assinada, Jeferson Gomes decidiu vender lanches na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. “Após bater em muitas portas em busca de emprego e receber respostas negativas, resolvi vender pastel. Hoje sustento a minha família com o dinheiro que ganho com esse trabalho informal. Assim como eu, muita gente tem enveredado por esse ramo de alimentação para conseguir suprir as despesas de casa”, diz o ambulante Jeferson Gomes.

De acordo com a coordenadora Regional do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), Ariadne Albuquerque, as ofertas de emprego no setor do comércio e serviços deve aumentar nos próximos dias. “Quando chega o mês de junho começam as festas e isso acaba movimentando o comércio e também a rede hoteleira e de restaurantes. Isso representa uma excelente oportunidade para quem está em busca de emprego. Para aqueles que querem ingressar ao mercado de trabalho a minha dica é: invistam em qualificação e façam o diferencial no local de trabalho para serem efetivados. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e é preciso buscar a qualificação”, finaliza.

Mais informações:
Sine/Idt - Crato / (88) 3102-1240 - Sine/Idt – Juazeiro 3102-1110    (Jornal do Cariri)

Post a Comment