Nesta sexta-feira (16/12), às 16 horas, os catadores da Associação dos Agentes Recicladores do Crato recebem placa de reconhecimento pela participação no “Catadores em Ação: Programa de Inclusão Produtiva do Município do Crato”, realizado pelo Sistema Fecomércio – por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). O programa foi desenvolvido pelo Senac Consultoria para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A solenidade acontece no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, com a presença do secretário da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Josbertini Clementino, e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Elisângela Rodrigues, além do coordenador de consultorias do Senac Ceará, Bruno Modolo.

Durante três meses, 11 catadores tiveram acesso ao programa de consultoria do Senac Ceará, que contemplou oito oficinas e orientações com o objetivo de melhorar suas condições de vida e trabalho. Entre os temas trabalhados, constaram empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento sustentável, empoderamento, autoestima, alimentação, cuidados com a saúde e segurança no trabalho.

“O número de catadores que vivem de negociação de materiais recicláveis e reutilizáveis vem aumentando bastante nos últimos anos, sendo que esses ainda vivem em condições de alta vulnerabilidade social nos lixões. A atividade ainda repercute em discriminação social e preconceito, mas é de suma importância para a sociedade, uma vez que favorece a redução dos resíduos para o ambiente”, explica o gerente do Senac Unidade Crato, Cristiano Saraiva. “Tendo em vista a legislação atual, que prevê a desativação dos lixões, se tornam essenciais projetos inclusivos, para a valorização desses trabalhadores”, conclui.

Projeto de Inclusão Produtiva – O Senac Unidade Crato realiza, na mesma ocasião, a certificação de mais 1.120 pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal. Essas realizaram gratuitamente cursos de qualificação profissional, nos mais diversos segmentos de atuação do Senac, com o objetivo de gerar emprego e renda. O “Catadores em Ação” é um programa integrante desse projeto.

Sobre o Senac Ceará - Atualmente, o Senac Ceará está presente em 16 unidades distribuídas em Fortaleza, Maranguape, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Cedro, Tianguá, Aquiraz, Itapipoca, Quixadá e Limoeiro do Norte. Conta ainda com quatro unidades móveis – nos segmentos de Turismo e Hospitalidade, Informática, Beleza e Saúde – levando seu portfólio de mais de 800 cursos e suas ações educacionais a 160 municípios dos 184 existentes no estado.

Com o objetivo de promover a inclusão social por meio da qualificação profissional, o Senac oferta cursos que preparam o profissional das mais diversas áreas às exigências do mercado, tendo como diferencial o novo modelo pedagógico com foco na competência. Dessa forma, o aluno evolui desde a formação inicial, passando pelo nível técnico até o superior, com maior flexibilidade – de acordo com a sua necessidade ou amadurecimento.

A orientação voltada para o mercado ofertada pela instituição está calcada ainda no constante aperfeiçoamento e capacitação do seu corpo docente, no investimento em tecnologia, inovação e em uma infraestrutura moderna, além da programação de cursos atualizada, tendo em vista as tendências no comércio de bens, serviços e turismo.

Serviço:

Encerramento do Projeto de Inclusão Produtiva

Data: 16/12/16

Horário: 16 horas

Local: Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (Av. Teodorico Teles, s/n – Centro – Crato)          (Assessoria de Comunicação)                                  Cariri

Post a Comment