Quatro desenhos em tecido foram instalados nas ruas do centro de Crato. FOTO: Nirvana Lima
As ruas do centro de Crato ganharam um toque a mais de beleza e poesia neste fim de semana. Desenhos característicos da cultura regional caririense foram instalados em paredes de casas e edifícios centrais, colorindo e encantando quem passa.

Uma índia kariri, um Mateu, uma pomba divina e um Soldadinho do Araripe bordados em tecido e pregados na parede atraem o olhar e convidam ao sorriso espontâneo, despertando a curiosidade sobre esta técnica chamada “bordado urbano” que vem sendo difundida no Cariri pela professora e designer Cleo do Vale.

Segundo a professora, a intervenção procura dialogar com o “feio” dos muros descascados, machados, de tijolos aparentes e com pichações diversas. Contrapor ideias, oferecer novas perspectivas. Além das quatro instalações, mais um desenho deve ser "bordado na parede" em breve.

“O bordado urbano, apesar de ser pouco difundido, tem seu charme característico porque trabalha com as práticas manuais, tem forte vínculo com o artesanato. A ideia nessa oficina foi de trazer motivações próprias para o desenho, que acabaram sendo elementos bem regionais”, explica a professora Cleo do Vale.

O projeto é resultado de uma oficina gratuita oferecida pela Feira Cariri Criativo e o Sesc Crato, que contou com a participação de 11 mulheres ao longo dos dias 3 e 6 de setembro. Outras oficinas semelhantes devem acontecer nos próximos meses.

Como repercussão da intervenção urbana, uma hastag foi lançada no Instagram, convidando quem encontrar os bordados pelas ruas a fotografar e publicar usando #cariribordado. (Site Miséria)

Post a Comment