Em Crato, o ciclo natalino só encerra no dia 6 de janeiro de 2019, e as manifestações culturais prometem emocionar a população daqui até lá. A programação preparada pela Secretaria de Cultura (Secult) promoveu ontem, 18, na praça da Sé, uma noite de apresentações com diversos grupos da região do Cariri. 

A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, o Reisado São Miguel do Mestre Tarcísio, Juazeiro do Norte; Reisado Reis de Congo do mestre Aldenir; Reisado de Couro do Mestre José Pedro, Barbalha; a Lapinha de Dona Zulene Galdino e o Reisado Discípulo do Mestre Pedro e de mestre Antônio trouxeram alegria e emoção ao público presente.

Luciana Rebouças, acadêmica de Psicologia, de Porto Velho, que está passando férias na cidade, acompanhou as apresentações e observou que elas fomentam a cultura. “Olhe, acho imensamente válido e enriquecedor a fomentação da cultura. É uma maneira de perpetuar os costumes e ainda incentivar os grupos ativos”, disse. Ela completa classificando como emocionante. “Aqui no Crato isso se torna ainda mais bonito, pelo caráter familiar que tem e valorização da tradição. Apresentações que refletem memória cultural e emoção”, finalizou.

De acordo com o Secretário de Cultura do município, Wilton Dedê, através das parcerias, a pasta tem desenvolvido diversas ações no município, como a chegada do Papai Noel, no último dia 16, e os Festejos Natalinos, na Praça da Sé. Os Festejos Natalinos têm a realização da Mídias Produções Culturais, apoio da secretaria de Cultura e o patrocínio da Grendene. O projeto é apoiado pela Lei Rouanet. 

O secretário destaca ainda que as pessoas se identificam com os folguedos e com os grupos de tradição e que é uma preocupação constante da secretaria, a valorização destes grupos. “Até porque é um ítem do programa de governo, a valorização desses grupos”, lembrou. 

A PROGRAMAÇÃO CONTINUA

Já no dia 21 de dezembro, na Praça da Sé, a partir das 19h, acontece o Auto de Natal, com o Grupo Aldeias e Grupo Zabumbar, e apresentação do Pequeno Coral, da sociedade de Cultura Artística do Crato. No dia 26, na Igreja da Sé, a partir das 19h, acontece o Oratório de Natal da Sociedade de Cultura artística do Crato. 

No dia de Reis, 6 de janeiro, acontece um cortejo com os grupos populares com início às 17h, e apresentações de Reisados e Lapinhas, no interior da igreja. A programação contará ainda com Queima da Lapinha e evolução na Praça da Sé.

Post a Comment