Ministro do Desenvolvimento Regional afirmou que as águas da transposição chegam à barragem em Jati, no Cariri, em até três meses FOTO: ANTONIO RODRIGUES |
Agora, a expectativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é encher o reservatório de Negreiros, em Salgueiro, até o fim deste mês e, de lá, a água siga até a barragem Milagres, ainda em território pernambucano. Com a estrutura preenchida, o recurso hídrico será transportado até a barragem de Jati, em município homônimo, no Cariri cearense, onde será captada pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e levada até o Açude Castanhão. “Em março a água chega à Jati e vai para a grande Fortaleza”, diz Canuto no encerramento do vídeo.
Atualmente, o Eixo Norte apresenta mais de 97% de execução física. Em 30 de agosto deste ano foi reiniciado o bombeamento da água do Rio São Francisco e, a partir da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3), segue até as próximas estruturas, que contemplam 60 quilômetros de extensão.
Na época em que foi detectado o vazamento, 35 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural de Negreiros tiveram que ser retiradas de suas casas por segurança. Desde então, a estrutura recebe serviços 24 horas.
Caminho das águas
Hoje, a prioridade da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) é concluir as obras de proteção do chamado “eixo emergencial”, que possui 53 quilômetros de extensão e será responsável por levar a água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) até o Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O recurso hídrico do “Velho Chico”, captado na Barragem de Jati, seguirá, por gravidade, até o município de Missão Velha, onde será direcionado ao Riacho Seco, seguindo pelo Rio Salgado até desaguar no Rio Jaguaribe, onde cairá no maior reservatório do Estado. (Diário do Nordeste)
Postar um comentário