FOTO: Wagner Pereira
Um grupo de voluntários inicia ações para oficializar a implementação do Greenpeace no Cariri, que tem na Chapada do Araripe, e em toda região, um potencial espaço de preservação ambiental. A organização internacional sem fins lucrativos está presente em mais de 50 países e é conhecida por desenvolver campanhas voltadas à preservação do meio ambiente. Atualmente, o grupo conta com cerca de 75 pessoas, além de parcerias, e está aberto a receber novos integrantes. 

À frente da instalação do projeto está Luiza Botelho, facilitadora do Greenpeace Cariri. Natural de Fortaleza, ela viu no retorno à região a possibilidade de criar um grupo, formado por voluntários, para pensar ações em favor do meio ambiente. “A implementação é um processo complexo, onde o grupo local precisa executar atividades brandas em favor do meio ambiente, como limpeza, plantio, palestras, dentre outras atividades com o mesmo objetivo”, comenta Luiza, ao dizer que após cerca de um ano do grupo local ativo, é realizado o processo de oficialização. “Como temos seis meses de atuação, estamos no processo para chegar à oficialização”, completa Luiza. 

No momento, os membros do Greenpeace Cariri estabelecem contato e parcerias com secretarias do Meio Ambiente, coletivos culturais, grupos sociais e ambientais. A intenção é atuar em atividades conjuntas e somar nas ações. Entre as atividades já realizadas, Luiza cita: ação feita no Parque das Timbaúbas, com estudantes e professora do curso de Design da Universidade Federal do Cariri; parceria com o Coletivo Camaradas, de Crato, para traçarem ações educativas; atuação na greve mundial pelo clima, junto ao Centro Acadêmico do curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri; parceria com a Estação de Turismo de Barbalha e o Grupo Sussuarana em ação de limpeza do Riacho do Meio. “Assim, contribuímos para ações efetivas que melhorem nossa relação com o meio ambiente em que vivemos”. 

Como enfatizou a facilitadora, ter a representatividade do Greenpeace na região é de extrema importância. “Temos muitas [questões] que estão relacionadas ao clima, como o desmatamento das nossas florestas, as queimadas, a poluição, os agrotóxicos, animais da nossa fauna que estão em processo de extinção, o problema do saneamento básico irregular que leva poluição aos rios, além do mau uso com que tratamos nossos rios e fontes de água. Portanto, a frente é pela vida na Terra e a todos que vivem nela”. Entre as ações previstas para os próximos meses, estão reflorestamento, trilha ecológica, exibição de filme e roda de conversa. Os interessados em serem voluntários podem entrar em contato pelo telefone (85) 99968- 2166. Mais informações: Instagram: https://www. instagram.com/gpbr.cariri/ (Greenpeace Cariri) / e-mail: voluntarios.cariri. greenpeace@gmail.com    

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment