Sem aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus, estudantes de pelo menos três instituições de ensino superior da rede privada de Juazeiro do Norte têm se mobilizado para pedir a redução no valor das mensalidades. Em função do isolamento social imposto pelo Governo Estadual, as faculdades passaram a oferecer ensino à distância com carga horária flexível. 

Nas redes sociais, alunos da Unileão, FAP e FMJ alegam que o ensino virtual ocasiona diminuição no aproveitamento das aulas. As três faculdades são alvos de críticas em notas assinadas pelo estudantes que circulam na internet. 

“Viemos, por meio desta nota, solicitar que seja revista a cobrança do mês de abril”, diz trecho da nota encaminhada por acadêmicos à FMJ. 

Alunos da Unileão afirmam, também em nota, que a cobrança do valor integral representaria “falta de reciprocidade com os alunos que dependem da renda oriunda do comércio, que neste momento se encontra bastante fragilizado”. 

Já na FAP, a mesma reivindicação foi encaminhada à diretoria da instituição pelos acadêmicos de Direito, que solicitaram o pagamento parcial da mensalidade de abril. 

No começo desta semana, a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) publicou nota na qual reitera que o modelo de ensino adotado pelas faculdades no período de quarentena é diferente do EAD tradicional. 

“A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade onde o conteúdo é de autoinstrução, com apoio de tutores. O modelo que está sendo implantado em caráter emergencial se dá por meio de aulas remotas, que são ministradas, em sua maioria, no mesmo horário convencional da aula, por professores, e não por tutores.”

(Fonte: Site News Cariri)

Post a Comment