A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein está fazendo doação de R$ 40 milhões em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para ajudar cerca de 14 estados brasileiros na luta contra a Covid-19. O Ceará será um dos estados beneficiados, cerca de dez hospitais cearenses receberão doações de máscaras de proteção N95, protetor facial (face shield) e álcool gel.

A campanha de doação atingirá positivamente 138 hospitais públicos e filantrópicos em todo o país. Já em território cearense, os hospitais contemplados, são: o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, em Caucaia; Hospital São Lucas, em Crateús; Hospital Regional de Iguatu; Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Hospital Municipal Dr João Elísio de Holanda, em Maracanaú. 

Também será beneficiado o Hospital Regional do Sertão Central e Hospital Regional Dr. Pontes Neto, ambos em Quixeramobim; o Hospital e Casa de Saúde de Russas; o Hospital Regional do Norte e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, ambos em solo sobralense. 

Se somados, os municípios que receberão essa ajuda registram 43.991 casos confirmados de Covid-19, e contabilizam 1.344 vidas perdidas para a doença. Além disso, as cidades de Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú e Caucaia, estão entre as cinco cidades mais atingidas pelo novo coronavírus, no Estado. O dados são da plataforma digital IntegraSUS, atualizada as 9h14, desta quarta-feira (19).

Doações 
Ao todo, o Ceará receberá 16.460 máscaras N-95, 566 protetores faciais de PVC- popularmente conhecidas como face shields -, e outros 16.985 descartáveis. Também está incluso na doação 1.646 Kits IGG/IGM, que são testes sorológicos para a dosagem de anticorpos IgG e IgM, usado também para detecção da Covid-19 e 40.906.260 ml de álcool em gel.

“Um dos compromissos da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein é com a melhora da saúde da população de todo o País. As doações ao Ceará estão em consonância com esse princípio. É a segunda doação que fazemos ao estado durante a pandemia”, aponta Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. 

Para a escolha das unidades beneficiadas, sociedade beneficente levou em conta a evolução da doença, a necessidade e número de funcionários, além do número de leitos e internações, nesses municípios. Além do Ceará, também receberá doações:  Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. 

“A escolha do Ceará novamente como beneficiário levou em consideração o risco relativo de óbito, vulnerabilidade da população e predição de novos casos.” - destaca o presidente da Sociedade Beneficente. O estado já tinha recebido doações da instituição anteriormente, quando R$ 4,1 milhões foram destinados à distribuição de EPI’s e álcool gel aos estados do Amazonas e Pará, além do Ceará. 

De acordo com a instituição, os itens que estão sendo doados, foram obtidos pela entidade beneficente como parte de precaução para o combate à pandemia em São Paulo, onde a unidade hospitalar fica localizada.  A ação teve início no último sábado (15), quando as duas primeiras carretas, com os insumos, saíram de São Paulo para Recife, onde beneficiará três hospitais públicos. De acordo com os responsáveis, serão 51 carretas saindo de São Paulo e a ação deve durar um mês para ser concluída.                          (Diário do Nordeste)

Post a Comment