FOTO: Ilustrativa/Samuel Ribeiro
Na manhã desta quarta-feira (12), um homem originário da cidade de Catarina foi atendido em estado grave no Hospital Regional do Cariri após ter sido picado por uma cobra. O acidente ocorreu na manhã da terça-feira (11), e o morador esperou cerca de um dia até receber o soro antiofídico. 

O paciente, que tem 80 anos, procurou atendimento na própria cidade onde morava, e esperou até noite da terça pelo soro, que não chegou. O idoso começou a apresentar dor de cabeça, náusea e vômito, sendo transferido para o Hospital Regional do Cariri. 

O soro é utilizado como antídoto em caso de picada de serpentes e seu principal objetivo é neutralizar o veneno no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada. 

O neurocirurgião, Dr. James Rocha, que atendeu a vítima na manhã de quarta no HRC, explica que o paciente já se encontrava em estado grave. “Os exames de sangue apresentavam alterações e ele tinha sangramentos espontâneos na boca e cérebro”. O idoso foi submetido à cirurgia e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. 

Segundo Dr. James, os danos renais e distúrbios de coagulação identificados no paciente são típicos do veneno da cobra jararaca. 

“Os danos de picada de cobra podem ser desde locais, na região da picada, como necrose da pele e musculatura, assim como destruição dos vasos no local até lesões sistêmicas como renais e distúrbios de coagulação”, explica o neurocirurgião. 

O médico orienta que, em casos de acidentes com cobra, a vítima deve procurar uma unidade hospitalar de imediato. “De preferência tentar fotografar ou capturar a cobra, porque o soro antiofídico é específico de cada espécie. O soro da jararaca, por exemplo, não serve para a picada da coral”, explica Dr. James. “O soro deve ser administrado imediatamente”, conclui. 

A esposa do idoso também faleceu por picada de cobra jararaca. Segundo o atendente, a filha do idoso relatou que o pai teria sido picado pela mesma cobra que vitimou a mãe.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment