Fundado em 13 de janeiro de 2010 pelos municípios da 20ª Microrregião de Saúde do Crato, o Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato, será presidido pela primeira vez pelo prefeito de Nova Olinda. O órgão é responsável pela gestão da Policlínica de Campos Sales, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Crato, da futura Policlínica Regional do Crato e pelo transporte sanitário dos 13 municípios que o compõe. 

Reunidos sob conferencia online, na tarde desta quinta-feira (20) os prefeitos dos municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre, elegeram por unanimidade o prefeito de Nova Olinda Ítalo Brito (Progressistas) para a presidência do Consórcio. 

A indicação do nome de Ítalo Brito foi feita pelo prefeito de Campos Sales, Moésio Loyola (PSD). O prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil (PT), que deixa o cargo apoiou a indicação e Ítalo Brito acabou eleito por todos os representantes municipais. 

Ítalo Brito é médico e assume a gestão buscando atender a uma população de 320 mil habitantes em todos os municípios que compõem a 20ª Microrregional de Saúde do Crato tendo como meta inicial instalar e colocar em funcionamento a Policlínica Regional de Saúde do Crato que é esperada como um dos mais importantes equipamentos para atender as necessidades de atenção em média e alta complexidade para essa considerável parcela da Região do Cariri. 

Saiba mais 
Os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. 

A legislação que cria os consórcios no Ceará elenca serviços de urgência e emergência hospitalar e extra-hospitalar, ambulatórios especializados, policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, assistência farmacêutica, “entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e de acordo com os Protocolos de Intenções subscritos pelo Secretário da Saúde do Estado do Ceará”.

Post a Comment