O município de Barbalha instalou nesta terça-feira (10 de agosto) barreira sanitária na rodoviária do município para evitar entrada da variante delta do coronavírus.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária de Barbalha, Henrique Albuquerque, além da testagem, a Secretaria de Saúde orienta que os passageiros de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Goiás e Distrito Federal realizem isolamento social por 14 dias após a viagem.

“O município de Barbalha, seguindo as orientações da Sesa, instalou barreiras sanitárias na rodoviária de Barbalha. Estamos com uma equipe fazendo o monitoramento destes passageiros que virão desembarcar no nosso município. A orientação é que os passageiros vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e aí incluiu outros estados como Pernambuco, Maranhão, Goiás, Distrito Federal todos esses precisam independe estar ou não com a Covid-19 realizarem a quarentena de 14 dias”, explicou.

“Além disso os passageiros já assintomáticos, variante delta e com sintomas de gripe comum serão imediatamente testados aqui no nosso trailer. Em caso não apresentarem sintomas iremos realizar testagem por amostragem”, complementou.

Variante com procedência do Rio de Janeiro
Uma nota técnica publicada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), nesta segunda-feira (9), aponta que 80% dos casos da variante delta (B.1.617) do coronavírus confirmadas no Ceará têm como estado de procedência o Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira (6), o governador Camilo Santana (PT) adiantou que o Ceará já registrava 15 casos sequenciados da variante delta; o aumento dos registros impediu o avanço na flexibilização da economia. A variação do coronavírus preocupa cientistas e autoridades sanitárias do mundo todo por ser a mais transmissível das já identificadas até agora.

De acordo com a Sesa, dos 15 casos da delta no estado, 12 vieram do Rio de Janeiro e foram confirmados após exames feitos de forma aleatória no Centro de Testagem de Viajantes do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A unidade foi montada há um mês, no dia 9 de julho, e todos os casos da variante foram identificados lá.

Além do Rio de Janeiro, viajantes de São Paulo (1), Recife (1) e oriundo do México (1) também testaram positivo. A maioria dos casos são relativos a cearenses que visitaram esses locais.

Neste aspecto, os pacientes que positivaram moram nas cidades de Fortaleza (5), Caucaia (1), Choró (1), Jaguaretama (1), Irauçuba (1), Ipueiras (1), Itapipoca (1), Poranga (1), Sobral (1), Tauá (1) e Paraipaba (1).

No dia 29 de julho, apenas uma semana antes da identificação dos 15 casos, o Ceará registrava apenas quatro sequenciamentos da Delta. O aumento, em sete dias, foi de 275%.

Por causa desse avanço, orientou que viajantes procedentes de estados como Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal façam quarentena de 14 dias após chegada ao Ceará, com automonitoramento de possíveis sintomas gripais.

No Brasil, casos da delta já foram confirmados em 10 estados e no Distrito Federal, conforme o Ministério da Saúde. Já é considerado que o País tem transmissão comunitária da variante, o que significa que ela já está sendo transmitida dentro do território brasileiro de forma sustentada, sem relação com casos vindos de outros países.

Fonte: G1 CE

Post a Comment