O acusado de matar a própria mulher, a vendedora Cícera Samires, dentro de uma ótica no Centro de Milagres, na região do Cariri, será levado a júri popular, segundo decisão da Justiça estadual, proferida na terça-feira (17 de agosto) e divulgada nesta quinta-feira (19).

Além do crime de feminicídio, Hélio Adelino da Silva também teria tentado matar a amiga da ex-mulher. A decisão é do Juízo da Vara Única da Comarca de Milagres. O acusado foi ouvido em audiência no início de agosto na primeira fase do julgamento.

O feminicídio ocorreu na manhã do dia 10 de novembro do ano passado. Conforme a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a vítima estava no trabalho, uma ótica no Centro de Milagres, quando Hélio chegou ao local em um carro, entrou na ótica e atirou contra ela. Cícera Samires ficou caída na parte interna da loja e uma ambulância do Samu foi acionada para socorrê-la. A mulher chegou a ser levada para uma unidade hospitalar, porém, não resistiu aos ferimentos.


Nove meses após o crime, Adelino segue preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Ele foi detido dois dias após o crime.

Ação do Ministério Público
O Ministério Público do Ceará entrou com ação argumentando que o acusado deve ser julgado pelo Tribunal de Júri, pelos crimes praticados e por ter confessado a autoria do feminicídio. A defesa de Hélio da Silva refutou a tese de tentativa de homicídio contra a amiga da ex-esposa e pediu a suspensão da prisão preventiva e a aplicação de medidas cautelares.

Na sentença, o juiz Diogo Schenatto Irion entendeu ser necessário manter a prisão preventiva de Hélio da Silva "para garantir a ordem pública em razão da gravidade concreta do delito e também para proteger a integridade física da segunda vítima e das testemunhas do caso que ainda poderão ser ouvidas em plenário".

O crime de feminicídio, além de ser classificado como delito hediondo, teria sido, em tese, praticado pelo acusado com violência e gravidade, durante o dia, em horário comercial e no centro da cidade de Milagres, demonstrando a ausência de respeito pela vida.

O juiz Diogo Schenatto considerou, na sentença, haver indícios suficientes de autoria para que o denunciado seja submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri, pelos delitos de feminicídio consumado e tentativa de homicídio, esclarecendo que compete ao júri popular a analise aprofundada e a decisão definitiva.

Criminoso rasgou as roupas da vítima
Um dia antes de ser assassinada no local de trabalho no Centro da cidade de Milagres, Cícera Samires dos Santos Souza teve todas as roupas rasgadas pelo ex-companheiro, e gravou um vídeo mostrando o caso.

Após ter as roupas danificadas, Cícera procurou a polícia e denunciou o ex-marido. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, uma medida protetiva em favor da vítima foi solicitada à Justiça. Porém, antes que fosse expedida, o suspeito a matou no local de trabalho.

Vários populares estavam próximos ao estabelecimento no momento em que o crime aconteceu e chegaram a ouvir os tiros e flagrar quando o homem fugiu do local.

Segundo a polícia, Hélio Adelino estava em um veículo branco, localizado após o crime, abandonado em uma área de mata.

Fonte: G1 CE

Post a Comment