Por Redação Gazeta do Cariri

Será aberto nesta quinta-feira, 02 de novembro, prosseguindo até o dia 04 de dezembro de 2021, o 66º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), reunindo 47 reitores de universidades associadas, atuando diretamente em 22 estados brasileiros. A abertura acontece na URCA, às 20h, no campus do Crajubar, auditório do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), em Juazeiro do Norte, com a presença do Governador do Estado, Camilo Santana, que será o conferencista da noite. Ele abordará o tema central “Ciência, conhecimento e diversidade: o papel das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento do Brasil e o contexto da pandemia”. Na noite de abertura, haverá a entrega da comenda aos reitores que concluíram os seus mandatos em 2020-2021.

O Fórum será realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM); Governo do Estado do Ceará. No 65º Fórum, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís, nos dias 23 a 26 de outubro de 2019, a URCA teve a sua candidatura aprovada para a realização do 66º. Fórum que seria realizado durante o mês de maio de 2020. A URCA é uma das instituições fundadoras da ABRUEM, estando presente no antecedente Fórum de Reitores. Atualmente a URCA participa de modo ativo da Associação, fazendo parte do Conselho Deliberativo e estando na presidência da Câmara de Gestão, Governança e Legislação.

Precedida pelo Fórum de Reitores, que fora constituído em meados dos anos 1980, a ação estratégica da ABRUEM tem sido proporcionar um espaço de encontro e discussão em que os gestores das filiadas, que alcançam aproximadamente 700 mil alunos regularmente matriculados, troquem informações, discutam e aprofundem temas prioritários da agenda do Ensino Superior e decidam sobre ações de interesse comum. Além disso, compete-lhe, dar suporte à implementação dessas decisões, quando necessário, junto às autoridades competentes do governo e do setor privado.

Sobre a ABRUEM

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a ABRUEM busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem a interiorização do ensino universitário como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

A ABRUEM é um dos segmentos mais representativos das Instituições de Ensino Superior em nosso país e sua Presidência é assumida por um dos reitores das universidades que lhe são filiadas, eleito pelos pares para um mandato de dois anos,valendo esta norma para a eleição também do Vice-Presidente. A entidade conta, ainda, para o exercício de suas funções, com o Conselho Pleno, que é sua principal instância decisória; com o Conselho Deliberativo; com o Conselho Fiscal; com uma Secretaria Executiva.

Programação do Fórum no Cariri

O Fórum terá continuidade na sexta-feira, dia 3, com as mesas de debates no Iu-á hotel, em Juazeiro do Norte. A abertura acontece a partir das 8h30, com a mesa 1, com o conferencista Prof. Dr. Tarcísio Pequeno, Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP, abordando o tema: Ciência, conhecimento e diversidade: o papel das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento do Brasil e o contexto da pandemia.

A mesa 2 inicia a partir das 9h45h, com a temática sobre a política de combate à Pandemia do Estado do Ceará e o Sistema de Universidades, contando com o conferencista, Dr. Marcos Gadelha, Secretário de Saúde do Estado do Ceará; ainda contando com o Dr. Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda, Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, tendo como moderador Prof. Rodrigo Zanin, Presidente da ABRUEM

Na programação da tarde serão apresentados os painéis, com o primeiro sendo aberto sobre Experiências inovadoras das Universidades Estaduais Cearenses e o contexto da pandemia, com painelista Prof. Dr. Carlos Kleber do Nascimento Oliveira, vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA); Prof. Me. Hidelbrando Soares, Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Prof. Dr. Fabianno Cavalcanti, Reitor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA); e como moderador, Prof. Dr. Leonardo Beroltd, Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Como o tema Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais: financiamento e judicialização no atual contexto político, será aberto o painel 2, com os painelistas: Representante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Representante de dois Conselhos de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, com moderação do Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior, Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Visita Guiada ao Araripe Geopark

Além da reunião com rica discussão, conferências e relatos de experiências, a programação traz a inovação de uma visita técnica dos participantes ao Araripe Geopark Mundial da UNESCO, primeiro Geopark da UNESCO das Américas e até hoje o único do Brasil. O Araripe Geopark Mundial da UNESCO tem sua gestão conduzida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Universidade Regional do Cariri.

No sábado, dia 4, será realizada uma visita guiada ao Geopark Araripe Mundial da UNESCO, ao Geossítio Colina do Horto (Juazeiro do Norte); Sede do Geopark (Campus do Pimenta, Crato); Geossítio Ponte de Pedra (Nova Olinda); Fundação Casa Grande e Expedito Seleiro (Nova Olinda); e Geossítio Pontal da Santa Cruz (Santana do Cariri) e Museu de Paleontologia Prof. Plácido Cidade Nuvens.

Post a Comment