Um grupo de 85 jovens que cumprem medidas socioeducativas, no Estado do Ceará, estão inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no formato PPL, ou seja, para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa. As provas serão realizadas neste domingo (9 de janeiro de 2022), e no domingo seguinte (16). São 56 adolescentes das unidades de Fortaleza, 25 de Sobral e quatro de Juazeiro do Norte.

O Enem PPL é aplicado para adultos do sistema prisional e para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade. A única diferença para o Enem regular é a aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado.

Todos os procedimentos, da inscrição na prova à conferência do resultado, são realizados pelos responsáveis pedagógicos de cada unidade prisional ou centro socioeducativo.

As medidas sanitárias e de proteção contra a Covid-19 serão tomadas em sua totalidade, como a higienização das salas antes da aplicação das provas, a manutenção do distanciamento entre os adolescentes participantes, uso de álcool em gel e máscara de proteção facial.

Para a assessora educacional – eixo escolarização da Seas, Aparecida Costa, o exame do Enem possibilita ao jovem ampliar suas escolhas futuras. “É uma oportunidade que os coloca em contato com o formato de provas utilizadas nas diversas avaliações externas em busca do mercado de trabalho e de mudança de vida”, avalia.

Post a Comment