Foto: Amós Mattos

Desde a última terça-feira (22 de fevereiro de 2022), estudantes e passageiros de uma das linhas que faz o percurso para o bairro Cidade Universitária, em Juazeiro do Norte, denunciaram a imprensa e nas redes sociais a superlotação do transporte coletivo universitário da cidade. Com o anúncio de retorno as aulas presenciais nas principais instituições de ensino superior do Cariri, bem como a também volta das atividades presenciais nos campi das universidades em Juazeiro, operadores das linhas de ônibus veem a possibilidade do transporte parar devido o grande número de passageiros e a pendência com a Prefeitura Municipal para que possam ser liberados mais ônibus na frota e horários de circulação dos coletivos.

Apesar da situação pandêmica de Covid-19, o distanciamento social e as medidas sanitárias de combate ao coronavírus não vem sendo respeitados dentro do transporte, além da quantidade reduzida de ônibus para estas localidades. Atualmente apenas duas das cinco linhas de transporte universitário operados pela empresa Via Metro Cariri atendem a demanda de centenas de estudantes  e colaboradores em toda a cidade. De acordo com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), pelo menos mil pessoas circulam diariamente no campus de Juazeiro do Norte. A UFCA informou que enviou, no dia 17 de fevereiro, um ofício à Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, endereçado ao prefeito Gledson Bezerra e a secretária de educação Pergentina Parente, solicitando a retomada do serviço de transporte público da Via Metro, em todas as cinco linhas existentes.

Desde o último ano de 2021, problemas contratuais e licitatórios para manter todas as linhas da Via Metro circulando dentro da cidade já geravam polêmica, devido o risco da empresa deixar de operar totalmente em todas as suas rotas. A Prefeitura de Juazeiro do Norte, no entanto, conseguiu intervir através de verba liberada em parceria com o Governo do Ceará, para dar subsidio a empresa na circulação dos coletivos. Entretanto, segundo a direção do operador rodoviário no município, cabe a gestão municipal tomar providencias, licitando novo contrato de licitação para renovação das rotas paradas e pagando os repasses que devem ser feitos, para que os ônibus possam atender a demanda.

Segundo André Luís Eskinazi, sócio executivo da Via Metro, a situação dos ônibus em Juazeiro do Norte se estende desde 2016, após o início do processo licitatório. “O aumento da tarifa era para ser feito a cada um ano. Desde 2016 nós só tivemos dois reajustes, quando o direito eram seis”, declarou o sócio executivo falando sobre os custos que a empresa tem para colocar um ônibus na rua, o que resulta na frota não conseguir ser funcional, devido os custeios. Segundo ele, a situação tende a piorar: “Enquanto a prefeitura não tomar uma providência não vão ter novos ônibus. Entendo demais e respeito a comunidade universitária que está sendo totalmente prejudicada, mas infelizmente vai ser desse jeito”.

O Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Doriam Lucena confirmou as reivindicações da Via Metro ao município. “A empresa concessionária do serviço público ajuizou a ação de obrigação de fazer, contra o município, para que façamos a execução do equilíbrio financeiro do contrato”, afirmou o secretário, explicando ainda que a empresa pediu destrato da cidade de Juazeiro do Norte, ou seja a anulação do contrato, o que não foi aceito, sendo viabilizado o cumprimento do mesmo. “Estamos atentos, mas estamos dentro de uma realidade hoje que o transporte coletivo, a partir do valor da tarifa que ele é remunerado, realmente não consegue se manter viável dentro de algumas operações”, finalizou Doriam Lucena.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment