Dois municípios cearenses — Missão Velha e Irauçuba — tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira, 26 de abril de 2022, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A publicação também reconheceu emergência em municípios de mais dois estados nordestinos (Maranhão e Sergipe), além de cinco federações de outras regiões.

Irauçuba, município localizado no Litoral do Pecém, enfrenta cenário de estiagem, não tendo atingido a média histórica de chuvas em nenhum dos três meses deste ano. Em janeiro, o índice ficou mais de 33% abaixo do considerado normal, enquanto fevereiro e março apresentaram desvio negativo de 67,2% e 0,8%, respectivamente, em relação ao total esperado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Casas apresentaram rachaduras, e famílias precisaram deixar o local. Foto: Edson Freitas/SVM

Já Missão Velha, na região do Cariri, registrou afundamento e desabamento do solo, no distrito de Jamacaru (saiba mais sobre a situação clicando aqui). Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Fonte: O Povo

Post a Comment