28/05/2022

Brutalmente assassinado no ano 2000, Jonathann Kiss foi um dos nomes mais conhecidos da década de 90, na região do Cariri. Promotor de eventos, radialista, decorador, editor de revistas e LGBT, a vida de ‘João Vicente da Silva’, Jonathann Kiss, será documentada através de um projeto do Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Proposto pelo professor Thiago Coutinho, o projeto tem como foco a biografia do personagem, que foi atravessada pelo contexto social da cidade antes mesmo da consolidação popular da internet.

De acordo com Thiago Coutinho, a intenção é apresentar a história de Jonathann Kiss para além de seu assassinato, inserindo também a sua trajetória profissional, “é um esforço de reparação com a vida desta personagem e também uma colaboração para a história dos meios de comunicação de Juazeiro do Norte, no final do século XX, antes do boom da internet”, diz o projeto.

A pesquisa visa também, compreender o cotidiano da cidade partindo de duas perspectivas: a primeira envolve o cenário e algumas práticas LGBTs entre os anos 80 e 90 do século XX; a segunda relaciona o cotidiano e os hábitos sociais da elite que controlava o comércio do município e, em especial, como se utiliza dos meios de comunicação.

O projeto recebe inscrições de bolsistas de jornalismo da UFCA. Mais informações aqui.

Homenagem

Em 2020, o município de Juazeiro do Norte criou o Centro de Referência LGBT e homenageou com o nome de João Vicente da Silva.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment