16/05/2022

A massa polar de ar frio que entra no Brasil pelo Sul do país não deve afetar as temperaturas do Ceará, conforme o meteorologista Vinícius Oliveira, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme). Ele explica que, ao avançar pelo país, o fenômeno meteorológico perde intensidade, e não deve chegar ao estado. Contudo, há possibilidade que a frente fria traga chuvas ao estado nos próximos dias.

Apesar de não atingir o Ceará, a frente fria vai impactar grande parte do Brasil. Há possibilidade de geada nos estados do Sul, no sul e oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no Sul de Minas Gerais. Os termômetros, inclusive, devem ficar abaixo dos 10º C em vários locais.

“A gente aqui no Ceará não deve ser influenciado por esse sistema, por essa massa de ar frio, no sentido de ter queda de temperatura. Isso não deve acontecer. Como que essa frente fria pode afetar aqui o estado? Com chuva. Tem hoje um modelo nosso onde essa frente fria vai se aproximando do Nordeste, mas vai um pouco mais para o oceano”, explica Vinícius, da Funceme.

Ele informa que ainda é certo para afirmar, mas a frente fria pode trazer chuvas ao estado no fim de semana, com possibilidade de início das precipitações já na sexta-feira.

“Seriam chuvas mais para o fim do Ceará, pegando Cariri, Sul e uma parte do Oeste do Sertão Central e Inhamuns. Isso pode ter por conta da frente fria, mas a temperatura não vai baixar”, reforça Vinícius.

O pouco impacto no estado está relacionado ao processo que deve acontecer com o sistema meteorológico. “Quando essa frente fria vai adentrando, ela vai perdendo força, perdendo as características, e vai interagir com ar mais quente e perder intensidade. Por conta disso, ela acaba não chegando ao Ceará. Isso acontece com todos os sistemas frontais que adentram o Sul do Brasil”, complementa o meteorologista.

Fonte: g1 CE

Post a Comment