A Secretaria da Saúde do Ceará descartou um caso suspeito de hepatite viral que investigava em um paciente no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. A pasta informou nesta segunda-feira (23 de maio de 2022) que a suspeita investigada desde sexta-feira (20) não se trata da doença.

"A Secretaria da Saúde do Ceará Sesa informa que está descartada a suspeita de hepatite viral de causa desconhecida em paciente do Hospital Regional do Cariri (HRC). Foi constatado em exame que o adolescente não tem hepatite", informou à Pasta de saúde.

A Secretaria reforçou que, em 13 de maio, foi publicada uma nota de alerta com orientações e procedimentos para profissionais e unidades de saúde em casos suspeitos e confirmados de hepatites virais.

Sala de situação do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde instalou uma "Sala de Situação" para monitorar os casos de hepatite de causa desconhecida em investigação no país. Segundo o ministério, a iniciativa tem como objetivo apoiar a investigação de casos da doença notificados em todo Brasil e permitir um levantamento de evidências para identificar as possíveis causas.

Há uma semana, 44 possíveis casos da doença foram notificados no país, informou a Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta. Desse número, três foram descartados e os demais permanecem em monitoramento.

No dia 10 de maio, segundo a OMS, 348 casos prováveis desta hepatite misteriosa, que teve um aumento repentino entre crianças e adolescentes, foram notificados no mundo. Segundo a organização, foram notificados casos em 20 países, com 70 casos adicionais de outros 13 países que estão pendentes de classificação, à espera da conclusão dos testes.

“A criação dessa sala de situação é muito importante para monitoramento constante e direcionamento das decisões e ações de forma rápida, coordenada e oportuna”, informou o secretário de Vigilância em Saúde substituto do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.

Fonte: g1 CE

Post a Comment