Distrito de Dom Quintino, no Crato, amanheceu com as marcas de destruição causada pelo caminhão desgovernado que matou três pessoas. Foto: Reprodução

Moradores do distrito de Dom Quintino, zona rural do Crato, cobram desvio em rua após um caminhão desgovernado atropelar pedestres e atingir casas na noite da última sexta-feira (17 de junho de 2022). O acidente deixou três pessoas mortas e outras feridas, dentre elas, uma criança de apenas um ano. O prefeito da cidade, José Ailton Sousa Brasil, disse que mantém contato com a governadora Izolda Cela (PDT) para avaliar a possibilidade de um desvio.

Este não foi o primeiro acidente grave no local por conta do trânsito, segundo Joana Darc Correia da Silva, moradora do distrito. A localidade fica a 28 quilômetros de distância da sede do Crato, no trecho da rodovia estadual CE-286, que liga o Cariri a Fortaleza.

"Em 21 de setembro de 2020 teve outro acidente grave lá em cima. Aqui passa muito caminhão sem freio e já era para ter esse desvio. Só assim melhora a situação da rua do comércio", disse a moradora.

A comerciante Lindalva Vieira Barros, também moradora do local, também disse que o desvio do trânsito para uma via secundária já foi solicitado pelos moradores, mas ainda não foi implantado. "A gente já solicitou para fazer os desvio, mas muita gente não aceitava. É muito perigoso aqui. Uma vez, 4 horas da manhã, desceu um carro sem freio carregado de arroz", relatou.

Lindalva tem um comércio na rua em que o acidente aconteceu e disse que conseguiu correr ao ver o caminhão descendo a rua em alta velocidade. "Ouvi a estraladeira e o caminhão carregando os veículos. Aí eu peguei corri lá para dentro e chamei minha sobrinha. Não vi mais nada, depois foi só a cena da barraca caída, a maior bagaceira na rua", falou a comerciante.

Discussão do desvio com o governo
O prefeito do Crato, José Ailton Sousa Brasil, esteve no distrito de Dom Quintino prestando apoio às famílias e falou sobre a possibilidade de um desvio para evitar outros acidentes na região.

"Hoje a gente sabe que o trânsito cresceu muito, é um dos grandes desafios. A governadora Izolda me ligou ontem prestando solidariedade, dizendo que estava ao lado para ajudar. Vou voltar a esse tema com ela, discutir essa questão do desvio. Ela mostrou-se totalmente solícita para que a gente repensasse como fazer. Então, de repente, pode ser a solução mesmo", falou o prefeito.

Gildervania Correia de Araújo, de 31 anos; Kleber Alves Taveira, de 30 anos; e Celso Algesio Ferreira morreram após serem atropelados por um caminhão desgovernado no distrito de Dom Quintino, no Crato.

O acidente
Duas das três vítimas que morreram no acidente foram sepultadas na tarde deste sábado (18). Gildervania Correia de Araújo, conhecida como Maria, 31 anos, foi enterrada em Dom Quintino, localidade onde ocorreu a tragédia. Já Kléber Alves Taveira, 30 anos, foi sepultado na cidade de Várzea Alegre, onde morava.

Celso Algesio Ferreira foi sepultado na manhã deste domingo (19) na cidade de Farias Brito.

Destruição pelas ruas
Além dos três mortos, o acidente deixou outras pessoas feridas. Dom Quintino amanheceu neste sábado (18) com carros destruídos nas ruas, postes inclinados e casas com marcas do caminhão. Horas após o caso, o motorista do veículo foi ouvido na Delegacia Regional do Crato e liberado. Por conta da tragédia, a prefeitura cancelou a festa de abertura do aniversário da cidade.

Segundo a Delegacia Regional do Crato, o motorista não apresentava sinais de embriaguez. Ele prestou esclarecimentos na unidade policial e foi liberado. Um inquérito foi instaurado para a investigação.

Fonte: g1 CE

Post a Comment