Maria Guerreira vai disputar festival internacional. Foto: Arquivo Pessoal

06/07/2022

Dois caririenses foram selecionados para um festival internacional de arte urbana. Um deles é Samuel dos Santos, mais conhecido como Samuel Quixote. O pintor de mural e ilustrador tem 36 anos. Nasceu em Juazeiro do Norte, mas reside em Barbalha. A arte dele que foi selecionada é a “Maria Guerreira”, inspirada em uma brincante de reisado que mora no Bairro Horto, em Juazeiro do Norte.

“Poder levar a estética do Cariri, ter o reconhecido dos artistas daqui é muito importante. Quando a gente transpassa esse viés de que o Nordeste só produz artesanato, a gente mostra que o Nordeste produz muito mais e que estamos no nível de muitos outros artistas”, disse.

O outro artista visual é o Fabrício da Costa, 33 anos, conhecido como Skinny. Ele produziu uma arte no estilo Caligraffittii, que mistura grafite, tipografia e caligrafia. É um desenho que tem simbologia egípcia, mostra um escaravelho. Natural de Juazeiro do Norte, ele é também rapper, e além da arte visual, trabalha como tatuador e designer gráfico.

Escaravelho, de Fabrício da Costa, artista do Cariri. Foto: Arquivo pessoal

As pinturas foram enviadas pela internet para serem avaliadas e passaram por uma curadoria antes de serem selecionadas. Eles se juntaram e fizeram uma colab, representando os santos e irmãos gêmeos Cosme e Damião, numa mistura dos estilos de artes. A imagem será doada para a Escola de Saberes de Barbalha.

Colab representando os santos e irmãos gêmeos Cosme e Damião, de Fabrício da Costa e Samuel Santos. Foto: Arquivo pessoal

Agora, eles buscam mais apoio para ir até o evento que acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho.

“Esse evento é bastante conhecido. Ter dois caririenses participando traz uma visibilidade para terra, é muito importante. A gente ser contemplado entre vários artistas do Brasil é muito gratificante.”

O encontro Internacional de Graffiti intitulado ORIGRAFFES (Original Graffiti Espírito Santo) foi criado em 2016. Hoje o festival reúne grandes artistas de várias regiões do Brasil e da América Latina. No evento são realizadas pinturas colaborativas com mais de 200 artistas de todas as regiões do Brasil, em espaços públicos e privados.

Fonte: g1 CE

Post a Comment