Avião BelugaST tem carga útil máxima de 40 toneladas. Foto: Airbus/Divulgação

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião "baleia", teve uma reprogramação e não pousará mais em Fortaleza (CE) às 13h deste domingo (24 de julho de 2022). O novo horário previsto, segundo a Fraport, administradora do aeroporto da capital, é 16h. O novo atraso ocorreu devido a uma tempestade no aeroporto de Dacar, que acabou impedindo o avião de decolar no horário previsto.

A princípio, a chegada do transporte aéreo estava prevista para as 16h10 do sábado (23). O avião pernoitaria na capital antes de seguir rumo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), levando o helicóptero ACH 160. De Campinas, o avião voltaria novamente a Fortaleza, às 19h55 da segunda-feira (25), e seguiria para Dacar, no Senegal, às 12h30 da terça-feira (26).

A Fraport anunciou, então, que o avião chegaria em Fortaleza às 13h deste domingo. Contudo, a empresa não contava com a tempestade que impediria a aeronave de decolar.


Como é a aeronave
Segundo o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. A aeronave tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

Fonte: g1 CE

Post a Comment