Nesta quinta-feira (14 de julho de 2022), um filhote de gato-mourisco foi encontrado em um terreno da comunidade Caldas, em Barbalha. O animal, da espécie Herpailurus yagouaroundi, está ameaçado de extinção e atualmente se encontra aos cuidados da Organização Não Governamental (ONG) BiodiverSe.

De acordo com a bióloga Raquel Soares, membro da ONG, o filhote foi retirado do local e levado para dentro de uma residência por pessoas que realizavam a limpeza do terreno. A Polícia Ambiental foi acionada e a guarnição devolveu a espécie para o local em que foi encontrada, mas a mãe do filhote não retornou.

Raquel reforça que retirar o animal da natureza não é recomendado. “A pessoa que tirou o animal da natureza ela teve as melhores intenções do mundo, então por falta de conhecimento, ela tira o animal da natureza e priva ele de crescer com a mãe […] quando tira o animal do local, não tem mais como colocar de volta”, conta.

No período em que o filhote é retirado do local, a mãe pode voltar “pra ela [mãe] o filhote foi predado, então é um risco grande pra ela ser predada também”, afirma Raquel.

A bióloga ressalta que em casos como esse, sair do local para dar a chance de retorno da mãe buscar o filhote é fundamental. “Encontrou? Fotografa que é legal, é um registro bacana, mas não mexe no animal”, conclui.

A princípio, o animal deve continuar aos cuidados da ONG, mas o destino do gato-mourisco deve ser debatido com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace) em reunião.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment