Um guarda municipal identificado como Marcelo Arruda, líder do Partido dos Trabalhadores (PT), foi assassinado a tiros em Foz do Iguaçu nesse sábado, 9 de julho de 2022, durante a própria festa de aniversário de 50 anos. O crime teria sido cometido pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, que invadiu o local e trocou com tiros com a vítima, atingida com três disparos. O policial penal seria bolsonarista, foi baleado e encontra-se em estado grave.

O PT divulgou neste domingo, 10, que trata-se de crime político. A festa tinha temática petista e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota oficial publicada nesta manhã, o PT informou que pouco mais de 40 pessoas estavam no local do crime, na sede da Aresfi (atrás da antiga Cobal).

A mulher do policial penal estaria também nas proximidas do crime com um filho e teria gritado para o companheiro sair do local. No Boletim de Ocorrência que registrou o crime, tambem consta a informação de que o homem estava com uma mulher e uma criança no carro.

Testemunhas informaram, conforme apuração do jornal O Tempo, que Rocha Guaranho invadiu o local de carro gritando “Bolsonaro” e “mito”.

"Depois de uma rápida discussão, Guaranho saiu do evento e prometeu voltar para 'uma chacina'. Quem estava na festa não deu muita atenção ao episódio, mas Marcelo Arruda, com quase 30 anos de atuação na Guarda Municipal, afirmou aos amigos: 'Vai que esse maluco volta, por via das dúvidas vou pegar minha arma no carro'", diz nota do PT.

Para a RPC, filial da TV Globo no Paraná, o secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Marcos Antônio Jahnke, lamentou a morte do servidor e afirmou que o crime tinha características de intolerância política.

Testemunhas ouvidas pelo portal G1 também confirmaram que o policial penal chegou de carro, gritou com os presentes na festa, e voltou 20 minutos depois armado.

O guarda municipal foi atingido com três tiros e conseguiu balear o agente penitenciário com um tiro. Marcelo Aloizio de Arruda deixa esposa e quatro filhos.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu lamentou a morte de Arruda. Em nota de pesar, disse que ele foi da 1ª turma da Guarda Municipal, e que estava na corporação há 28 anos.

Nota da Prefeitura de Foz do Iguaçu na integra:
"A Prefeitura de Foz do Iguaçu expressa o mais profundo pesar pelo falecimento do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, na madrugada deste domingo (09).

Marcelo era da primeira turma da Guarda Municipal e estava na corporação há 28 anos. Ele também era diretor da executiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi). O guarda municipal deixa esposa e quatro filhos.

Agradecemos ao Marcelo Arruda por toda a sua dedicação e comprometimento com o Município, o qual nestes 28 anos de funcionalismo público defendeu bravamente, tanto atuando na segurança como na defesa dos servidores municipais", expressou o prefeito Chico Brasileiro.

Desejamos à família, aos amigos e colegas de Marcelo força neste momento de dor", complementou o prefeito. O velório do servidor será neste domingo no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, em horário ainda a definir."

Fonte: O Povo

Post a Comment